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Por Stenini
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O mito da caverna, de Platão, descreve a situação de pessoas que se recusavam a observar a verdade em virtude do medo de sair da sua zona de conforto. Fora da alusão, a realidade brasileira caracteriza-se com a mesma problemática no que diz respeito a violência nas escolas no Brasil. Diante dessa perspectiva, percebe-se a consolidação de um grave problema, em virtude da ausência de debates e a falta de conhecimento.

A princípio, a ausência de debates caracteriza-se como um complexo dificultador. O filósofo Foucault defende que, na sociedade pós-moderna, alguns temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Nesse sentido, percebe-se uma lacuna no que se refere ao debate em torno da violência nas escolas brasileiras, que tem sido silenciado. Assim, sem diálogo sério e massivo sobre esse problema, sua revolução é impedida.

Outro ponto relevante, nessa temática, é a falta de conhecimento. Nesse sentido, o filósofo Schopenhauer defende que os limites do campo da visão de uma pessoa determina seu entendimento a respeito do mundo. Isso justifica outra causa do problema: se as pessoas não têm acesso à informação sobre o aumento da violência nas escolas sua visão será limitada, o que dificulta a erradicação do problema.

Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Para que isso ocorra, o MEC deve desenvolver palestras em escolas, a serem web-conferenciadas nas redes sócias desses órgãos, por meio de entrevistas com vítimas do problema e especialistas no assunto, com o objetivo de trazer mais lucidez sobre o tema e erradicar esse problema. Assim, a proposta de Foucault se tornará menos aplicável a realidade brasileira atual.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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