Avatar do usuário
Por dwnieel
Tempo de Registro Quantidade de postagens Doações
#97518
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀No livro "Triste fim de Policarpo Quaresma", do jornalista e escritor Lima Barreto, o major Quaresma — profundo admirador das riquezas oriundas do seu país —, acreditava que se superados alguns desafios, o Brasil atingiria o patamar de nação desenvolvida. Contudo, ao observar a persistência das violências contra os povos indígenas na atualidade, nota-se que esses obstáculos ainda não foram superados. Portanto, é relevante pensar no preconceito existente e na negligência do governo para com esses nativos.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Com efeito, é nítido que as violências ocorrem devido a sociedade ignorante fermentando o prejulgamento no país, trazendo resultados fatais para as vítimas. Segundo dados divulgados pela Atlas da Violência, a taxa de mortalidade cresceu 21,6% de 2009 à 2019 — sendo cerca de 2 mil vítimas. Dito isso, é lícito citar o físico alemão Albert Einstein, que julgava um átomo mais fácil de desintegrar do que um preconceito, pensamento que está em concordância com a contemporaneidade brasileira.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Ademais, percebe-se que o principal responsável pela injustiça ocorrente e a falta de segurança dos povos originários é o governo que não cumpre com eficiência os artigos da Constituição Federal de 1988 que deveriam garantir a proteção e o bem de todos — independente de origem, cor e raça. Um ato claro de indiligência. Outrossim, é possível defender a opinião do professor e crítico literário brasileiro Afrânio Peixoto, que julgava a injustiça como a mãe da violência.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Em suma, ações são necessárias para sanar esses problemas discutidos. Faz-se urgente que o Governo Federal por meio do Poder Legislativo melhore as leis atuais tornando-as mais severas, e de que fato sejam cumpridas contra os infratores. Ademais, é de extrema importância que invistam em campanhas de conscientização para todo o público com o intuito de minimizar o número de casos — através de verbas governamentais e apoio de instituições privadas. Espera-se que com essas medidas, o Brasil dê mais um passo para a tão almejada realidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por dwnieel
Tempo de Registro Quantidade de postagens Doações
#97520
Mencionei quem eu vejo respondendo, mas quem quiser pontuar também, eu agradeço! :)

Corrigindo uma marcação - @Anna1
0
Avatar do usuário
Por Zynn
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#97531
:) Desculpe algum mal-entendido e qualquer coisa pode mandar mensagem
0
Avatar do usuário
Por Zynn
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#97534
No livro "Triste fim de Policarpo Quaresma", do jornalista e escritor Lima Barreto, o major Quaresma — profundo admirador das riquezas oriundas do seu país —, acreditava que se superados alguns desafios, o Brasil atingiria o patamar de nação desenvolvida. Contudo, ao observar a persistência das violências contra os povos indígenas na atualidade, nota-se que esses obstáculos ainda não foram superados. Portanto, é relevante pensar no preconceito existente e na negligência do governo para com esses nativos.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Com efeito, é nítido que as violências ocorrem devido a sociedade ignorante fermentando o prejulgamento no país, trazendo resultados fatais para as vítimas. Segundo dados divulgados pela Atlas da Violência, a taxa de mortalidade cresceu 21,6% de 2009 à 2019 — sendo cerca de 2 mil vítimas (Esse repertório ficou desconectado do tema proposto. A taxa de mortalidade de quem?). Dito isso, é lícito citar o físico alemão Albert Einstein, que julgava um átomo mais fácil de desintegrar do que um preconceito, pensamento que está em concordância com a contemporaneidade brasileira. (Faltou a interpretação dos repertórios)

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Ademais, percebe-se que o principal responsável pela injustiça ocorrente e a falta de segurança dos povos originários é o governo que não cumpre com eficiência os artigos da Constituição Federal de 1988 que deveriam garantir a proteção e o bem de todos — independente de origem, cor e raça. Um ato claro de indiligência. Outrossim, é possível defender a opinião do professor e crítico literário brasileiro Afrânio Peixoto, que julgava a injustiça como a mãe da violência. (Faltou a interpretação dos repertórios)

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Em suma, ações são necessárias para sanar esses problemas discutidos. Faz-se urgente que o Governo Federal por meio do Poder Legislativo melhore as leis atuais tornando-as mais severas, e de que fato sejam cumpridas contra os infratores (Acredito que faltou você dizer a finalidade dessas leis e detalhar alguma coisa [o agente, a finalidade...]). Ademais, é de extrema importância que invistam (Acho que você poderia ter utilizado alguma palavra que retomasse o seu agente e como ele é o "Governo Federal" o verbo teria que estar no singular)em campanhas de conscientização para todo o público com o intuito de minimizar o número de casos — através de verbas governamentais e apoio de instituições privadas. Espera-se que com essas medidas, o Brasil dê mais um passo para a tão almejada realidade (Aqui você teria que retomar o repertório usado na introdução, por exemplo: "o Brasil se torne uma nação desenvolvida como almejava o major Quaresma". Isso é só para especificar que almejada realidade é essa.).
1
Avatar do usuário
Por sandyejunior
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#97539
@dwnieel
oiii, nao sou especialista em correções mas vou tentar pontuar algumas coisinhas que acho que melhorariam seu texto.

Intro:
"Contudo, ao observar a persistência das violências contra os povos indígenas na atualidade, nota-se que esses obstáculos ainda não foram superados" aqui vc não amarrou direito os dois períodos. tinha que ser uma coisa mais "contudo, ao trazer a obra para o atual cenário brasileiro, nota-se que obstaculos ainda nao foram superados, visto que ainda persiste a violencia contra povos indigenas."
repertório foi bom, mas não foi bem explorado. Sobre a tese, vc poderia ter colocado algo mais marcante do que apenas "observar o preconceito existente" como por exmplo apontar uma consequencia da persistencia desse preconceito ou outro agente que corrobore pra que isso continue assim.

D1:
cara, sendo bem sincera de coração, esse paragrafo ta ruim. os repertorios nao conversam com sua tese "obsevar o preconceito"
os dados sobre mortalidade ???? quem ta morrendo? é mortalidade infantil? é mortalidade devido alguma doença? são idosos? é oq??
albert einstein nao foi uma boa escolha. a frase até é boa, mas numa redação enem vc tem que colocar coisas que estejam relacionadas ao tema, que seja pertinente. nao pode jogar frases de qualquer pessoa só pq "faz sentido", entende?
sugestão: pensando na sua tese, vc poderia colocar um tópico frasal reafirmando isso. depois poderia colocar um dado que mostra O PRECONCEITO ao longo dos anos, por exemplo um dado sobre a distribuição dos indigenas pelo brasil, mostrando como isso influencia a persistencia do preconceito.

D2:
"Ademais, percebe-se que o principal responsável pela injustiça ocorrente e a falta de segurança dos povos originários é o governo que não cumpre com eficiência os artigos da Constituição Federal de 1988 que deveriam garantir a proteção e o bem de todos — independente de origem, cor e raça" cara, o período aqui ta mtoooo longo. tem que fragmentar um pouco. faz um topico frasal do resumo da tese, falando que o governo é culpado da persistencia do preconceito pq ele negligencia os direitos dos indigenas. depois vc cita a constituição, sendo seu repertorio.
outra coisa, vc nao deixou nenhuma marca de autoria, apenas citou o segundo periodo e deixou ele abandonado. tem que explorar mais o segundo repertorio desse paragrafo.

Conclusão:
concorco com oq o Zynn disse ali em cima

;) ;) ;) ;)

Olá, pessoal!! Estou voltando para a plataforma depois de um tempo off. Quem quiser minha opinião nas redações é só me marcar ;)
1
Avatar do usuário
Por AprovaEnem10
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#98010
⠀⠀No livro "Triste fim de Policarpo Quaresma", do jornalista e escritor Lima Barreto, o major Quaresma — profundo admirador das riquezas oriundas do seu país —, acreditava que se superados alguns desafios, o Brasil atingiria o patamar de nação desenvolvida. Contudo, ao observar a persistência das violências contra os povos indígenas na atualidade, nota-se que esses obstáculos ainda não foram superados. Portanto, é relevante pensar no preconceito existente e na negligência do governo para com esses nativos.

Introdução: 1º - Possui bom repertório cultural, porém faltou contextualiza-lo melhor com o tema.
2º Faltou conectivos que correlacionasse a obra com a atualidade.
3º Repetição de palavras pode prejudicar a pontuação. Há sinônimos que podem ser usados sem alterar o sentido.
4º Tese pouco desenvolvida.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Com efeito, é nítido que as violências ocorrem devido a sociedade ignorante fermentando o prejulgamento no país, trazendo resultados fatais para as vítimas. Segundo dados divulgados pela Atlas da Violência, a taxa de mortalidade cresceu 21,6% de 2009 à 2019 — sendo cerca de 2 mil vítimas. Dito isso, é lícito citar o físico alemão Albert Einstein, que julgava um átomo mais fácil de desintegrar do que um preconceito, pensamento que está em concordância com a contemporaneidade brasileira.

D1: 1ºHá marca de posicionamento. (Bom)
2º Há desvios gramaticais.
3º Desenvolvimento com tema pouco explorado.
4º Problemas na construção de sentido.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Ademais, percebe-se que o principal responsável pela injustiça ocorrente e a falta de segurança dos povos originários é o governo que não cumpre com eficiência os artigos da Constituição Federal de 1988 que deveriam garantir a proteção e o bem de todos independente de origem, cor e raça. Um ato claro de indiligência. Outrossim, é possível defender a opinião do professor e crítico literário brasileiro Afrânio Peixoto, que julgava a injustiça como a mãe da violência.

D2
1º Novamente desenvolvimento pouco explorado.
2º Erros de pontuação.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Em suma, ações são necessárias para sanar esses problemas discutidos. Faz-se urgente que o Governo Federal por meio do Poder Legislativo melhore as leis atuais tornando-as mais severas, e de que fato sejam cumpridas contra os infratores. Ademais, é de extrema importância que invistam em campanhas de conscientização para todo o público com o intuito de minimizar o número de casos através de verbas governamentais e apoio de instituições privadas. Espera-se que com essas medidas, o Brasil dê mais um passo para a tão almejada realidade.

Conclusão

1º Procure começar com: Portanto, Torna -se evidente, Depreende-se portanto, etc..
2º Conclusão boa, porém poderia ser mais desenvolvida.

Acho que Nota 640 seria justo.
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
60 Exibições
por Isnairalima
0 Respostas 
72 Exibições
por amelhorgabi
0 Respostas 
50 Exibições
por ALUNXXX858
0 Respostas 
47 Exibições
por lainerib
0 Respostas 
23 Exibições
por Nayz
0 Respostas 
28 Exibições
por Nayz
0 Respostas 
860 Exibições
por Abigail
0 Respostas 
1821 Exibições
por gomeshadassa
2 Respostas 
444 Exibições
por raylais
2 Respostas 
289 Exibições
por Mimi888

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

O Brasil, diante da democratização d[…]

No que concerne a democracia na era digital, &eacu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM