⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Com efeito, é nítido que as violências ocorrem devido a sociedade ignorante fermentando o prejulgamento no país, trazendo resultados fatais para as vítimas. Segundo dados divulgados pela Atlas da Violência, a taxa de mortalidade cresceu 21,6% de 2009 à 2019 — sendo cerca de 2 mil vítimas. Dito isso, é lícito citar o físico alemão Albert Einstein, que julgava um átomo mais fácil de desintegrar do que um preconceito, pensamento que está em concordância com a contemporaneidade brasileira.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Ademais, percebe-se que o principal responsável pela injustiça ocorrente e a falta de segurança dos povos originários é o governo que não cumpre com eficiência os artigos da Constituição Federal de 1988 que deveriam garantir a proteção e o bem de todos — independente de origem, cor e raça. Um ato claro de indiligência. Outrossim, é possível defender a opinião do professor e crítico literário brasileiro Afrânio Peixoto, que julgava a injustiça como a mãe da violência.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Em suma, ações são necessárias para sanar esses problemas discutidos. Faz-se urgente que o Governo Federal por meio do Poder Legislativo melhore as leis atuais tornando-as mais severas, e de que fato sejam cumpridas contra os infratores. Ademais, é de extrema importância que invistam em campanhas de conscientização para todo o público com o intuito de minimizar o número de casos — através de verbas governamentais e apoio de instituições privadas. Espera-se que com essas medidas, o Brasil dê mais um passo para a tão almejada realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.