O termo Capacitismo é considerado recente e ganhou notoriedade no Brasil em 2016, quando um grupo de pessoas com deficiência,criou uma campanha nas redes sociais com a “hashtag” “é capacitismo quando”. Essa ação fez com que viessem a tona várias falas e atos do dia a dia que são discriminatórias e não eram de conhecimento popular. Isso foi importante para que todos refletissem sobre aquilo que é considerado normal e que sem perceber pode estar fortalecendo um preconceito.
Além disso, outro entrave para o combate ao preconceito contra as pessoas com deficiência (PcD) são as políticas governamentais,que muitas vezes são rasas e não oferecem um verdadeiro direito a essas pessoas, fato que contraria a fala de John F. Kennedy (grande nome da política internacional) ao afirmar que “Lutar pelos direitos dos deficientes é uma forma de superar as nossas próprias deficiências’.Por isso é importante que os políticos lutem pelos direitos das PcDs,a fim de superar suas deficiências.
Por fim, tendo em vista os problemas abordados acima sobre a desconstrução do capacitismo, é necessário que o Ministério da Educação, órgão responsável pelos assuntos relacionados à educação no Brasil, invista em qualificação de profissionais, através de cursos gratuitos presenciais e também online, abrangendo ainda mais pessoas, para que as escolas estejam preparadas para receber pessoas com deficiência da melhor forma possível, fazendo assim o ensino a primeira etapa para se alcançar a igualdade para todos.
@Felipe082
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.