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Por Felipealvs
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#88992
A produção cinematográfica brasileira “Hoje eu quero voltar sozinho” retrata a vida de um jovem que tem deficiência visual, na obra mostram-se as dificuldades e o preconceito que esse grupo social enfrenta mediante a sociedade. Trazendo o tema para a realidade é possível perceber que os dramas retratados no filme não se distanciam do que é vivido no Brasil atual. O capacitismo cotidiano é ainda mais fortalecido pelo pouco conhecimento desse termo pela sociedade e também por políticas limitadas ou inexistentes para essa parcela da população.
O termo Capacitismo é considerado recente e ganhou notoriedade no Brasil em 2016, quando um grupo de pessoas com deficiência,criou uma campanha nas redes sociais com a “hashtag” “é capacitismo quando”. Essa ação fez com que viessem a tona várias falas e atos do dia a dia que são discriminatórias e não eram de conhecimento popular. Isso foi importante para que todos refletissem sobre aquilo que é considerado normal e que sem perceber pode estar fortalecendo um preconceito.
Além disso, outro entrave para o combate ao preconceito contra as pessoas com deficiência (PcD) são as políticas governamentais,que muitas vezes são rasas e não oferecem um verdadeiro direito a essas pessoas, fato que contraria a fala de John F. Kennedy (grande nome da política internacional) ao afirmar que “Lutar pelos direitos dos deficientes é uma forma de superar as nossas próprias deficiências’.Por isso é importante que os políticos lutem pelos direitos das PcDs,a fim de superar suas deficiências.
Por fim, tendo em vista os problemas abordados acima sobre a desconstrução do capacitismo, é necessário que o Ministério da Educação, órgão responsável pelos assuntos relacionados à educação no Brasil, invista em qualificação de profissionais, através de cursos gratuitos presenciais e também online, abrangendo ainda mais pessoas, para que as escolas estejam preparadas para receber pessoas com deficiência da melhor forma possível, fazendo assim o ensino a primeira etapa para se alcançar a igualdade para todos.
@Felipe082
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Felipe082
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#88995
Oi, @Felipealvs, tudo certo? Vou fazer uma breve correção da sua redação. Qualquer dúvida, fique à vontade para me perguntar.

C1 – 120. Há alguns desvios de gramática e algumas falhas na estrutura sintática.
Exercícios diagnósticos: exercicios-diagnosticos-com-gabarito-de ... 29204.html
C2 – 160. Você trouxe bons repertórios, mas não houve, a meu ver, uso suficientemente produtivo para se atingir a nota máxima.
:arrow: A referência da introdução tinha potencial, porém ficou um pouco vaga. Quais dificuldades e preconceitos o jovem enfrenta na série? É preciso demonstrar, mesmo que brevemente, que você domina a informação que você está utilizando. Além disso, seria interessante retomar esse repertório na última frase da conclusão, evidenciando que há um planejamento estratégico.
:arrow: A citação do D2 poderia ser melhor explicada. Ao mencionar as "próprias deficiências", a que Kennedy se refere? Ficou confuso.
C3 – 120. Há algumas falhas na argumentação e no projeto de texto.
Em sua tese, você prometeu que, no D1, você problematizaria a falta de conhecimento sobre o capacitismo. Entretanto, você apenas expôs informações sobre o surgimento desse termo, sem adotar um posicionamento crítico.
No D2, há outro problema: a falta de clareza. Há ideias - como o significado da citação - que ficaram nebulosas para o leitor.
Projeto de texto: projeto-de-texto-c3-t15094.html
C4 – 200. Parabéns!
C5 – 200. Parabéns!

Total – 800

Muito boa nota! Conte comigo para ir ainda mais longe ;)

Passo a passo para a redação nota 1000 (criado pelo Francis): re-videoaula-passo-a-passo-para-a-redac ... t1952.html
Playlist do rumo ao 1000 no YouTube (criada pelo Rodrigo): clique aqui


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