Em primeiro plano, é correto ressaltar que existem pessoas que por mais magras que elas sejam, elas se acham gordas, assim, continuando em busca de emagrecer. A esse respeito, Platão afirma que a beleza é semelhante ao amor, pois amamos algo que desejamos e não possuímos. Desse modo, pessoas que são afetadas por distúrbios alimentares como anorexia, sentem algo semelhante, pois elas acreditam que a beleza que elas buscam está longe de ser alcançada, sendo que muitas vezes elas já conquistaram seu objetivo e não percebem, o que pode acabar afetando sua saúde física, podendo levá-las a óbito. Nesse viés, se essas pessoas não conseguirem se enxergar, elas nunca perceberão que seu desejo já foi realizado.
Ademais, quando uma pessoa que deseja alcançar um resulta
do físico rápido e efetivo, ela pode acabar optando pelo caminho mais fácil e perigoso, as drogas. Nessa perspectiva, Kowalski e Ferreira afirmavam que “o corpo está sempre em transformação”. Dessa maneira, existem pessoas que desejam um corpo esbelto, que é alvo de admiração na nova geração, porém algumas tomam atitudes drásticas, usando até mesmo anabolizantes de forma descontrolada, e isso pode acabar causando riscos em sua vida, como, por exemplo, o Hulk brasileiro, que acabou apresentando problemas de saúde após o uso de esteroides anabólicos. Nessa lógica, se as pessoas não seguirem o processo longo e contínuo de treino, seus corpos sofrerão uma transformação que irá por suas vidas em perigo.
Fica evidente, portanto, que existe um limite entre saúde e estética, e que caso seja ultrapassado pode acabar gerando consequências negativas. Nesse contexto, o Ministério da Saúde e o Conselho Federal de Educação Física, órgão que disciplina e fiscaliza o exercício do profissional de educação física, devem incentivar ações de projetos sociais e disponibilizar acompanhamentos médicos, por meio de apoio social e investimentos do governo, com a finalidade de ajudar pessoas com suspeitas de distúrbios alimentares, e prevenir a população sobre o uso de anabolizantes. Dessa forma, a busca pelo corpo “perfeito”, poderá ser realizado de forma consciente e saudável.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.