Diante desse cenário, a ausência de ações do Governo contribui para a dificuldade em tratar os usuários de drogas. Sob essa ótica, a teoria da “Instituição Zumbi”, do sociólogo Zygmunt Bauman, menciona que, as esferas de poder estão presentes na sociedade, mas não cumprem sua função com êxito, assim, essa indiligência colabora para a persistência da dificuldade em tratar os dependentes. Nessa perspectiva, é nítido que a carência de investimentos está atrelada ao precário tratamento dos necessitados, já que, sem a destinação de capitais para essa área, não há progresso em relação aos quadros clínicos dos pacientes. Consequentemente, a sociedade não avança e os usuários de drogas continuam à margem do país. Logo, é fundamental que, para contrariar a teoria do estudioso polonês, o Estado abandone a postura negligente.
Ademais, outra condição que impede a eficácia nos tratamentos é a base parental do usuário, uma vez que, por estar próximo de pessoas que são dependentes químicas o sujeito pode ter recaídas influenciadas pelos parentes. Diante disso, de acordo com o sociólogo Talcott Parsons, a família é um corpo social gerador de personalidades humanas, à vista disso, os filhos tendem a assumir os hábitos dos pais. Isso ocorre porque os descendentes crescem sobre a interferência das condutas dos genitores, ou seja, a prole é o reflexo do criador. Dessa forma, como Rousseau já afirmava, o meio determina o homem, dado que, os comportamentos de uma família são passados de geração para geração, intervindo na personalidade do sucessor. Dessa maneira, parentes de um dependente químico sofre de sua influência.
Portanto, é imprescindível atenuar esses desafios no tratamento do usuário. Destarte, compete ao Ministério da Saúde - órgão responsável pela recuperação da saúde da população – investir na melhora dos tratamentos dos usuários, além de contratar mais profissionais de saúde para essa área. Para tanto, isso dever ser feito por meio de verbas liberadas pelo Tribunal de Contas da União – órgão que acompanha a execução orçamentária -, com a finalidade de prover tratamentos eficazes aos necessitados. Para mais, palestras devem ser realizadas para famílias que comportam dependentes químicos, com o fito de ensinar as crianças e aos pais como agir quanto aos hábitos ruins que podem ser repassados para os descendentes. Posto isto, mediante a essas ações, o Brasil seguirá a máxima do símbolo pátrio com menos desordem.
@abiaacs @Wanderleia @Johann @HigorCard @mikahk @lerds @byPaul @bylari @Pamelabruna
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.