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Por Robertdavid
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#95490
O Documentário o dilema das redes, mostra como as redes sociais manipulam o sistema, para só permitir o usuário ver o que ele mais gosta de assistir, mas percebe-se um ploblema nessa ideia, visto que as pessoas tem as suas opiniões manipuladas pelas redes sociais, o que pode causar um grave ploblema tanto aos jovens como a os mais velhos, afetando ainda mais os jovens que não estão cientes dessa realidade. Já as pessoas mais velhas estão cada vez mais se adaptando ao mundo virtual, fazendo com que eles achem normal essa atitude do jovens. Entretanto nota-se que isso afeta diretamente o seu desenvolvimento e opiniões sobre diversas coisas importantes na sociedade atual, sendo que esse ploblema está nas fake news e no montante de informações que a internet joga diariamente na cabeça das pessoas.
As fake news transformam a cabeça é a opinião das pessoas, visto que uma notícia espalhada que seja fake news pode alterar a maneira de pensar do jovem de diversas maneiras. fazendo com que muitas vezes as pessoas espalhem essa informação como sendo 100% verídica, sendo que o algoritmo das redes sociais vai fazer com que a pessoa só veja aquela determinada notícia que ela segue, o que pode influenciar a política, democracia, e a maneira de pensar da população em geral, ademais e notório que nossa geração atual vem perdendo cada vez mais a capacidade de pensar, visto que segundo a G1 pela primeira vez os jovens possuem menos qi do que os seus país. O que comprova que essa manipulação das redes socias está prejudicando os jovens de maneira nunca vista antes, já que era para o ser humano estar evoluindo e não regredindo.
Além disso o montante de informações jogadas sobre os jovens, faz com que eles não questionem se aquilo é verdade ou não, fazendo com que eles acreditem que tudo o que está na internet está certo, sem nem verificar a fonte daquilo que estão vendo, visto que pelo conteúdo das redes sociais ser manipulado. Muitos desses jovens acabam usando o que influenciadores falam ao pé da letra, comprovando assim o porquê os jovens estão menos inteligentes do que seus pais, o ser humano só está no topo da cadeia alimentar por conta da sua capacidade de pensar, um exemplo disso foi no regime socialista que foi aplicado a Rússia após a revolução russa de 1917, onde as pessoas eram controladas pelo o estado, devido as ideias de (Karl Marx) terem se espalhado assim criando uma utopia, visto que as pessoas tinham uma melhor condição de trabalho mais perderam a sua capacidade de pensar. Devido ao regime socialista que era um regime autoritário, a mesma coisa ocorre com as redes sociais, só que de maneira diferente, onde as pessoas são controladas por um algoritmo, onde só vem o que agradam a elas, assim fazendo com que a rede manipule a opinião das pessoas é a sua maneira de pensar.
A melhor maneira para resolver esses problemas, seria conscientizando os jovens sobre os malefícios dos algoritmos da internet. além disso o governo pode limitar o poder dessas redes sociais com leis e proibições que façam as redes sociais pararem de controlar dados das pessoas, para faturar mais dinheiro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por Tiago2112
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#116416
@Robertdavid Bom dia, jovem. Li a sua redação, me desinteressou logo nas primeiras linhas. Você peca ao escrever muito em algumas horas e ao omitir ideias em outras. Caso lhe seja agradável, leia minha resenha detalhada sobre seu texto, aponto tudo de incorreto.
Nota: 400

Introdução
Quando for citar uma obra sempre utilize as aspas, assim: O documentário "O Dilema das Redes". Outro erro que se segue é o uso da vírgula separando o sujeito e verbo da oração, falta de cuidado na hora de escrever.
Simplifique sua ideia. Exemplo: "O documentário "O Dilema das Redes expõe a manipulação sistémica das redes sociais, de modo a restringir ao usuário somente aquilo que lhe é interessante". Detalhe: o período é muito grande, além de falar e falar e, no final, não falar nada muito relevante, sua tese se perde em meio a tantas palavras desnecessárias. Reescreva o período inicial do texto, também chamado de tópico frasal, sintetizando aquilo que gostaria de passar.
Evite o uso do gerúndio, evidente em "fazendo" e "afetando". Troque por locuções de mesmo valor semântico ou reformulando a frase por completo, por exemplo: "o que pode causar um grave problema tanto aos jovens como aos mais velhos, o qual afeta ainda mais aqueles desinformados da realidade".
Vírgula para separar o conectivo.
Sugiro reorganizar a forma como introduz seus dois argumentos, enriqueça seu vocabulário. Aí vai como eu faria: "Entretanto, na contemporaneidade, é notável o prejuízo à formulação de opiniões próprias acerca de pautas significativas, uma vez que a disseminação de fake news e a elevada descarga de informações nos indivíduos fomentam a problemática." Viu como é mais harmonioso e desperta mais a vontade de continuar lendo? Simples e coeso, sem muita invencionice de palavras.

1o Desenvolvimento
Nunca inicie o parágrafo ou um período com artigo, e sim com um conectivo: use e abuse deles (claro que da maneira correta). Sugestões: a priori, sob primeira ótica/análise, primeiramente.
Novamente, resuma sua ideia. "[...] uma notícia espalhada que seja fake news", diga apenas fake news.
A pontuação errada ali entre "maneiras" e "fazendo". Tire o gerúndio.
"Muitas vezes" é advérbio, portanto é isolado na oração por vírgulas.
Reescreva toda esse parágrafo, você não segue uma linha de pensamento, vai agregando muitos pensamentos sem tê-los organizado previamente.
Decida: ou é "em geral" ou "ademais", sem contar que cada um apresenta uma ideia diferente. "Em geral" denota conclusão e "ademais", continuação.
Citou de forma muito superficial o repertório, não o explicou, nem o conectou satisfatoriamente ao resto da ideia.

2o Desenvolvimento
De novo você separou o sujeito do verbo pela vírgula, nunca faça isso. Leia antes e pense se ali deveria haver alguma pontuação.
Repetiu desnecessariamente o termo "com que eles", que por si só não é muito agradável de ser lido, mas tudo bem, uma vez passaria caso seu texto fosse bom e instigasse a leitura.
Surge a contradição: o primeiro parágrafo de desenvolvimento é curto, não defende fortemente o ponto de vista, porém o segundo... Extenso demais, é o que se diz comumente "encher linguiça". Vários erros gramaticais.
Não entendi o porquê de ter destacado o nome do autor com parênteses.

Conclusão
Aqui a impressão que é dada é que você faltou na aula sobre conclusão. Ela é xoxa, sem conexão, o agente da primeira proposta de intervenção é inexistente, em adição à completa omissão do "por meio de" e "a fim de" em ambas as propostas.
E esqueceu de fechar o parágrafo, deixou a ponta solta, poderia, aqui, ter retomado o documentário que você mesmo citou no início da redação. Se o faz direito mostra ao corretor que consegue estruturar e ligar uma coisa a outra de jeito convincente.
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