Beauvoir pode facilmente ser aplicada a invisibilidade e Registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil. Essa analogia
é possível, uma vez que, mais escandaloso do que a falta de empatia é a existência de bolhas sociais que excluem indivíduos
por simples diferenças, deixando nítido a falha social. Essa problemática advém do individualismo social e preconceitos
enraizados no cidadão.
A princípio, o individualismo social está diretamente ligado a inacessibilidade dos direitos como cidadão, tendo como um
maior obstáculo a sociedade. Por esse viés, é visível a mentalidade egoísta quando se refere a palavra grupo nos dias atuais,
deixando claro o quanto que se está com a mente no futuro e se esquecendo do principal, o presente. Dessarte, podendo usar a
exemplificação da Geração Z, a qual a maioria dos componentes são os jovens em que a inquietação junto com a ansiedade,
deixam um atropelamento de ideias, sendo elas todas futuras.
Dessa maneira, pode se evidenciar os preconceitos enraizados no cidadão que se passa de geração, a que causa uma
invisibilidade em sociedade por pré-julgamentos totalmente ofensivos e desnecessários. Partindo desse pressuposto, a família
tem total responsabilidade e influência nas discriminações mais conhecidas como o racismo, xenofobia e homofobia, pelo
achismo exagerado em que se dissemina de uma conclusão equivocada de algum familiar, que se prolifera sucessivamente.
Destarte, um exemplo notório disso é a presença de brincadeiras mal intencionadas que se inicia em ambiente familiar,
chegando ao local de maior convívio entre pessoas, a escola.
Desse modo, o Governo Federal juntamente com o Ministério da Educação deve criar programas de conscientização, ao qual
tenha como foco crianças e adolescentes, seja eles com a possibilidade ao ensino ou não. Por meio, de propagandas, cativar os
mesmo a participação desse breve ensino, ao qual será transparecido nitidamente e consciente o não a invisibilidade de pessoas
ao seu redor. Essa ação tem como finalidade, a evolução dos participantes como seres humanos, para que se diminua esses
escândalos tão presente no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.