Avatar do usuário
Por Pedro09
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#83636
A Constituição Federal de 1988 prevê o direito às liberdades substantivas, como o acesso à saúde e à educação. Todavia, isso não acontece na prática quando se observa a invisibilidade gerada pela falta de registro civil no Brasil. Nessa perspectiva, a ausência de medidas do governo e o contexto histórico nacional geram um cenário de privação do acesso à cidadania. Logo, é imperativo analisar os fatores que favorecem esse quadro.
Nesse contexto, cabe destacar a ausência de medidas do governo em promover o registro civil. Nesse sentido, a pesquisa do ''R7'' - que estima mais de 2 milhões de pessoas sem registro de nascimento no Brasil -, evidencia a carência do governo sobre esse tema. Esse cenário, segundo o economista ganhador do Nobel, Amartya Sen, fere as liberdades substantivas dos cidadãos, visto que é preciso o registro de nascimento para ter acesso à educação e à saúde no Brasil.
Ademais, deve-se apontar o contexto histórico nacional como outro fator que favorece o quadro de privação de cidadania no Brasil. Nesse viés, os quase 40 anos de República Oligárquica, quando o Estado foi aparelhado por um pequeno grupo de pessoas, marcou um período de ausência de políticas públicas em prol dos mais necessitados, evidenciado por revoltas - como a revolta da vacina, em que o povo se revoltou contra o descasso do governo vigente. Diante disso, a falta de cidadania no Brasil é um problema histórico e, dessa forma, é inadmissível que continue a perdurar.
Portanto, a fim de garantir o acesso à cidadania no Brasil, o Estado, que, segundo Amartya Sen, deve garantir as liberdades substantivas da população, precisa promover o registro civil, visto que esse garante o acesso à políticas públicas. Isso pode ser feito por meio de campanhas que busquem registrar o máximo de pessoas possíveis, a exemplo de campanhas de vacinação já exercidas pelo governo, como a campanha contra a pólio. Enfim, caso a cidadania e seus benéficios sejam garantidos ao povo por meio do registro civil, a Constituição Federal de 1988 estará mais próxima de ser cumprida.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
131 Exibições
por anauth
0 Respostas 
111 Exibições
por eduznn
0 Respostas 
74 Exibições
por Sibs
0 Respostas 
515 Exibições
por joaop01
0 Respostas 
225 Exibições
por joaop01
0 Respostas 
71 Exibições
por Sofia06

Um levantamento feito no Brasil pelo Futuro da Sa&[…]

Recentemente, ocorreu-se uma notícia de um […]

O filme Wall-e conta a história de como, h&[…]

O longa-metragem "The Normal Heart&qu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM