O ser humano, por natureza, sempre busca realizar ações da mais simples forma, porém muitas vezes o resultado disso é ruim. Hoje em dia, vive-se em meio às redes sociais, onde muitos influenciadores com grande poder de persuasão buscam convencer pessoas com seus pontos de vista em troca de curtidas e seguidores, no entanto, algumas dessas opiniões podem refletir apenas os interesses destes indivíduos, ao invés de sua própria crítica.
Ademais, as chamadas "fake news", termo em inglês que significa notícias falsas, também são grandes responsáveis por manipular opiniões. Segundo o ministro nazista, Goebbles: "uma mentira contada mil vezes se torna verdade", esta frase reflete o que acaba acontecendo quando são compartilhados fatos que não condizem com a verdade, induzindo os leitores, que não costumam checá-las em outras fontes, a crerem que a informação é real.
Conforme a filosofia do alemão Hegel, devemos sempre criticar todas as informações que chegam e não apenas aceitá-las. Portanto, cabe ao ministério das comunicações em conjunto com as prefeituras municipais, a criação de panfletos informativos que deverão ser entregues a sociedade nos centros das cidades. Estes pretendem mostrar a importância da realização de reflexões. Outrossim, os usuários das redes sociais que identificam uma publicação de conteúdo falso, precisam denunciá-la, para que a organização possa tomar as providências de modo a arrefecer a propagação destas mentiras.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.