Desse modo, hão de ser analisadas as causas que corroboram este grave cenário; a dependência financeira e a negligência estatal.
Diante desse cenário, é fulcral reconhecer que a dependência financeira contribui para o incremento da violência contra as mulheres, ao se tratar de um perpetuação de pensamento patriarcal. Sob esse viés, é válido rememorar a música’Contrato’ composta pela dupla Jorge e Mateus, busca retratar a vida de uma mulher que está confinada em um relacionamento, pois assinou um documento e não tem condições financeiras de se libertar. De maneira análoga, a canção expõem a permanência de um pensamento na sociedade contemporânea na qual além de objetificar a mulher, evidencia a dependência econômica. Sob essa ótica, torna-se conspícuo que o Brasil compartilha desse pensamento, considerando o número de visualizações na plataforma do Youtuber, com isso as mulheres, submetem-se a relacionamentos abusivos para não quebrar tal ideia.
Além disso, vale ressaltar que a falta de estrutura por parte do estado alicerça a problemática em questão. Isso ocorre porque o estado se omite a realizar ações de combate a violência contra mulheres, preferindo perpetuar um pensamento machista para não perder seu controle social. Nesse sentido vale ressaltar as ideias do filósofo contratualista John Locke que declara que tal ação é uma violação do contrato social, tendo em vista que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a segurança, o que infelizmente é evidente no país.
Portanto, o combate a violência contra as mulheres devem ser feito de forma assídua. Para tanto, o Ministério do Trabalho e Previdência, deve realizar ações de empregabilidade e empreendedorismo feminino, auxiliando as mulheres a se empoderar para que elas não se calem diante de qualquer impetuosidade,a fim de que a sociedade se torne mais democrática e justa. Ademais, o Ministério da educação deve realizar a implementação da educação financeira nas escolas públicas do país. Dessa maneira os direitos adquiridos constitucionalmente serão efetivados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.