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Por Otavio19
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#71760
É minha primeira redação para o Enem haha Ainda estou aprendendo a desenvolver a redação haha

O filme “As Vantagens de ser invisível" conta a história de Charlie, um adolescente de 15 anos que sofre com depressão após a perda de um amigo próximo. O longa nos ensina uma importante lição a respeito da necessidade de aprender a lidar com os sentimentos. No entanto, por mais que Charlie tenha proporcionado o debate sobre essa questão, estigmas relacionados às doenças mentais ainda persistem na sociedade brasileira.

Todos sabem que, em nosso país, há tempos, observa-se a negligência da população quando o assunto se trata de doenças psíquicas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que mais de 300 milhões de pessoas sofram com transtornos mentais, onde cerca de 800 mil pessoas morrem por suicido a cada ano por conta do agravamento de suas doenças. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Além disso, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o problema da saúde mental no Brasil. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) relatam que o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, equivalentes a 5,8% da população, atrás dos Estados Unidos, com 5,9%. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a saúde.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo, por intermédio de instituições educacionais e do sistema de saúde, realizem programas voltados para a importância do cuidado com a saúde mental, a fim de amenizar os problemas causados por essas doenças. Além disso, a criação de programas de acolhimento psicológico aos cidadãos no Sistema Único de Saúde, com o objetivo de fornecer acompanhamento adequado a esses casos e diminuir os índices informados pela OMS.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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