"Segundo o sociólogo francês Edgar Morin, o homem é formado por sua igualdade- biológica- e por sua diversidade- classe social, religião e etc." Essa desarticulação acabou por gerar uma sociedade alienada, onde a pobreza e a desigualdade afetam diversos países, principalmente os não desenvolvidos. Na qual a riqueza permanece nas mãos da minoria, enquanto a maioria vive na pobreza.
Essa desigualdade ocorre por diversos motivos, entre eles podemos citar: a falta de acesso a serviços básicos e educação de qualidade, desemprego, violência e sobretudo, a má distribuição de renda. A consequência dessa desigualdade social contribui no aumento da criminalidade e da miséria, afinal, quanto maior a desigualdade social, piores serão as condições de vida das pessoas que estão na base da pirâmide social.
É muito importante discutir esse assunto e fazer o possível para minimizar essa desigualdade alarmante, podemos fazer isto por meio de campanhas políticas e sociais, projetos de caridade, investimentos maiores na educação, saúde, no aumento de empregos e acima de tudo uma distribuição de renda mais justa, para assim por fim na miséria, e termos um mundo mais humano, e uma boa condição de vida para todos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.