Em primeiro plano, o silenciamento das pessoas destaca-se no agravamento do embate, uma vez que as doenças psicológicas foram resumidas à uma palavra: frescura. Sobre essa ótica, o filósofo Habermas deixou sua contribuição ao defender a importância do uso da linguagem e do pensamento. Nessa perspectiva, a sociedade precisa trazer pauta sobre a temática, pois segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há mais de 300 milhões de pessoas que sofrem de depressão mundialmente, as quais encontram-se incapacitadas de pedirem ajuda e/ou se tratarem financeiramente.
Nesse tocante, vale salientar que a ausência de incentivo governamental desacelera a resolução do problema, haja vista que a maior parte dos brasileiros não gozam do privilégio de frequentarem um psicólogo devido à baixa renda dos mesmos. Ademais, a falta de apoio midiático fomenta o "esquecimento" de tal assunto, pois este tem grande influência no que tange os assuntos mais debatidos no país.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Para isso, cabe ao Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Economia criar um projeto de lei e levar à Câmara dos Deputados. Tal projeto deve incluir uma carteirinha chamada "vale terapia", que equivale à duas sessões de terapia por mês com um psicólogo especialista. As carteiras seriam entregues em postos de saúde locais e renovadas mensalmente após seu vencimento, para que todo cidadão tivesse direito à um tratamento. Além disso, a OMS deve criar e fortalecer campanhas de ajuda aos brasileiros que sofrem calados com doenças mentais, as quais seriam divulgadas em meios de comunicação como TV, rádio e internet, afim de atingir o maior número de pessoas possível sobre a importância de falar dessas doenças. Feito isso, o número de pessoas depressivas no Brasil será amenizado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 153
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.