A princípio, é importante ressaltar que o problema persiste na maioria das vezes em detrimento da insegurança feminina em relatar os atos de violência que sofrem, desde físicos à psicológicos. Visto que, muitas mulheres são julgadas e até “culpadas” pelas agressões, seja por não atender as vontades do companheiro ou por seu comportamento. De acordo com o filósofo alemão Karl Marx, a classe dominante nunca deseja que a situação mude, pois se encontra em uma situação confortável. Assim, os agressores se sentem confortáveis em agredi-las, transgredindo o direito das mesmas.
Ademais, outra causa preponderante para a perpetuação do problema é a carência legislativa. Porquanto os atos de violência continuam aumentando apesar da existência da Lei Maria da Penha, sancionada no ano de 2006, que visa proteger a mulher da violência doméstica ou familiar. Por conseguinte, dados colhidos pelo Mapa da Violência mostram que entre 1980 e 2010 quase 100 mil mulheres foram assassinadas. Logo, fica claro que a lei precisa ser aplicada de maneira mais rígida e consistente.
Depreende-se, portanto, que medidas precisam ser tomadas para resolver esse impasse de forma eficiente. Dessa forma, é imprescindível que o Poder Legislativo modifique a Lei Maria da Penha, por meio da análise de casos em que os agressores são liberados após pagamento de fiança e voltam agredir ou assassinam a vítima, a fim de dar maior segurança e apoio correto às mulheres, o que diminuirá o receio em denunciar. Dessa maneira, a ideia de São Tomás de Aquino será concretizada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.