Avatar do usuário
Por linepsz
Quantidade de postagens
#124498
Em sua obra "Ensaio sobre a cegueira", o escritor português José Saramago critica a falta de altruísmo e a despreocupação das pessoas com o bem-estar coletivo na contemporaneidade. Ao sair da ficção, nota-se a correspondência da obra com a realidade hodierna brasileira, uma vez que o etarismo e a invisibilidade vivenciados pelos idosos no território verde-amarelo representam problemas que ainda não recebem a devida atenção. Nesse contexto, deve-se analisar como a negligência estatal e a imposição de estereótipos impulsionam esse quadro, a fim de solucioná-lo.
A priori, faz-se notória a inoperância governamental como fator agravante do etarismo no Brasil. De acordo com o geógrafo Milton Santos, em sua obra "As Cidadanias Mutiladas", a cidadania atinge o seu ápice quando os direitos são homogeneamente desfrutados. Entretanto, a passividade do Estado distancia a população idosa dos direitos garantidos, a medida que ignora o cenário de vulnerabilidade presenciado por essa parcela social em detrimento de um viés capitalista, que direciona o enfoque aos indivíduos economicamente ativos, contribuindo para a invisibilidade dos idosos. Dessa forma, enquanto o Estado negligenciar suas responsabilidades, o problema pendurará e os direitos dos cidadãos continuarão a ser mutilados.
Por conseguinte, a população da terceira idade sofre com a determinação de estereótipos que subestimam suas capacidades. No filme “Castelo Animado”, produzido pelo Studio Ghibli, a feiticeira transforma a personagem Sophie em uma idosa com o intuito punitivo, retratando a velhice como limitação. Sob essa óptica, os idosos passam pelo processo de violência simbólica, conceituada por Bourdieu, a qual agride a honra e reconhecimento desse grupo perante a sociedade.
Segundo o médico neurologista Vitor Tumas, professor da USP, a taxa de depressão entre idosos se intensificou nos últimos anos, principalmente, pelo sentimento de inutilidade. Dessa forma, é imprescindível combater a imposição de estereótipos que invalidem essa minoria social, visto que é uma das causas principais da manutenção do problema.
Há, portanto, a urgência em solucionar a inercial problemática. Para isso, cabe ao Ministério do Desenvolvimento Social e ao Ministério da Educação, em parceria com prefeituras, promoverem a conscientização da população, mediante palestras e debates em escolas públicas de todos os municípios. Tal ação terá como finalidade o reconhecimento da contribuição e importância social dos idosos no país. Assim, à luz da perspectiva de Saramago, será mitigada a cegueira moral que permeia essa questão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
69 Exibições
por mottayssa
1 Respostas 
1718 Exibições
por sammmmm
0 Respostas 
349 Exibições
por 1carinen5
0 Respostas 
265 Exibições
por Pedro00
0 Respostas 
166 Exibições
por leticia06
0 Respostas 
221 Exibições
por Trice
0 Respostas 
112 Exibições
por Emillyalves
0 Respostas 
86 Exibições
por skrtzstarr
0 Respostas 
127 Exibições
por Melissas21
0 Respostas 
73 Exibições
por jubisss

@Triny206 @Amandx193 @Flicker2307 @Felipe082 Eaiii[…]

Bancos na era digital

na atualidade o setor bancário, tem passado[…]

Conforme o estatuto da pessoa com deficiênci[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM