Ribeiro, D em 1995 disse em sua obra “O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil” da Companhia das Letras de São Paulo que após a abolição da escravidão foram encontradas novas formas de explorar o trabalho das pessoas, Referente a essas novas formas de exploração o mundo tomou conhecimento recentemente do caso da empresa Shein que não dava um salário fixo a seus “funcionários” e sim os remunerava $0,4 por peça de roupa fabricada, além de descontar de seu salário por peças com erro, a maioria desses “funcionários” são pessoas que não receberam outras oportunidades na sociedade e tiveram que se render ao trabalho escravo.
É importante para a sociedade saber dessa situação pois mesmo após muito tempo o trabalho escravo continua existindo, assim como o racismo que ficou enraizado na sociedade se tornando estrutural e tendo assim uma difícil remoção, a sociedade errou no passado, a partir do momento que não desejou dar oportunidades de emprego para as pessoas negras após a abolição da escravidão, a sociedade errou ao não valorizar a diversa cultura do pais, felizmente ainda há tempo para corrigir este problema, será um trabalho difícil más possível, o governo já provou isso com a LEI N°7.716 DE 5 DE JANEIRO DE 1989 que em seu primeiro artigo determinava que qualquer pessoa que imputasse alguma forma de racismo contra alguém seria punida diante da mesma LEI.
Para combater essa situação o governo junto ao MEC precisa tornar obrigatório o ensino cultural nas escolas, ensinando aos jovens culturas diferentes das quais vivenciam no dia-a-dia uma boa forma de fazer isso são as atividades práticas, como ensino de lutas típicas como a capoeira e culinária tradicional de cada cultura.
Além do apoio do governo será necessário que a sociedade de voz para outras culturas e esteja aberta a receber o “novo” para isso a organização de eventos culturais seria vital para a resolução desse problema, além de receber representantes culturais em jornais, rádios, podcasts e qualquer outro meio de comunicação, pois é de extrema importância a sociedade toda saber da história ou do dia a dia dessas culturas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada