Nesse sentido, observa-se que a falta de segurança alimentar advém do histórico desinteresse político. De fato, o desenvolvimento social e a garantia de acesso ao alimento, depende das instituições nacionais, as quais, muitas vezes, são geridas, por uma política patrimonialista, ou seja, pela cultura de administrar o estado com patrimônio privado(essa teoria é estudada pela historiadora Leila Schwcarz). Desse modo, percebe-se que não houve de forma equitativa uma visão política de Combate das iniquidades sociais, gerada pela má distribuição da renda e pelo sistema patrimonialista, mas sim a naturalização do desigualdade e da "cor amarelada" que pessoas desnutridas apresentam, notado por Carolina Maria de Jesus em seu livro.
Ademais, é preciso entender que o baixo poder de compra dos brasileiros, está diretamente ligado com o persistente aumento da insegurança alimentar. Isso ocorre, pois, devido à falta de medidas preventivas durante o enfrentamento da pandemia (postura incentivada por figuras políticas) , resulta, hoje conforme o IPEA, em cerca de 33 milhões de pessoas que não tem garantido o que comer. Dessa forma, observa-se uma omissão, já que o que impediu o investimento em ações contra a pandemia e agora para a erradicação da subnutrição não é a indisponibilidade de recursos (pois o Brasil continua entre as 20 maiores economias do mundo, há mais de 10 anos, segundo FMI) mas a ausência de políticas efetiva, capazes de extinguir as desigualdades, sistemática do país.
Portanto, é urgente que atitudes sejam tomadas para combater a recorrência da insegurança alimentar no território brasileiro. Para isso, urge que o Poder Executivo – na esfera federal – amplie a verba destinada a programas sociais, como exemplo o Bolsa Família. Tal ato deve ser efetivado com a implantação de projeto nacional de desenvolvimento socioeconômico, de modo a articular organizações públicas e privadas. Isso tem que ser feito a fim de mitigar a falta de segurança alimentar no Brasil, só assim histórias tristes como a de Carolina Maria de Jesus, deixará de ser realidade e passará a ser apenas um retrato simbólico de um passado perverso.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.