Nesse contexto, em primeiro plano, é preciso atentar-se para o desleixo governamental.Para Thomas Hobbes-filósofo inglês-o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população.Entretanto,tal responsabilidade não está sendo honrada,visto que a máquina estatal falha em proporcionar auxílio as crianças que moram nas ruas,sobretudo pela falta de investimentos em moradia e trabalho,causado pela grande quantia de investimento no futebol,por exemplo,assim essa ausência de verbas prejudica os responsáveis pelas tais, impossibilitando que os mesmos possam garantir uma melhor condição de vida aos seus filhos.Assim,para que o bem-estar seja usufruído,o Estado precisa sair da inércia em que se encontra.
Ademais,a omissão da sociedade é outro obstáculo a ser superado.Segundo Oscar Wilde, filósofo irlandês,"a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou uma nação".Todavia, a falta de incômodo social diante dessa problemática situa-se como um regresso para a nação.Esse regresso ocorre porque, infelizmente,a sociedade não se movimenta em prol da erradicação dessa problemática,pelo contrário,ela adquire uma postura neutra por não mensurar a situação das crianças que moram nas ruas, consequentemente esses indivíduos estão à mercê da fome e de graves doenças,como a pneumonia.Dessa maneira,medidas eficientes precisam ser adotadas.
Há de se combater,portanto,o desafio.Nesse viés,a mídia, responsável por promover informação à população,deve discutir alternativas para diminuir a questão de garotos e garotas moradores de rua,por meio de reportagens que conscientizem a sociedade a ajudar essas crianças.Essa iniciativa terá a finalidade de mobilizar o Estado,que,por sua vez, promoverá mais investimento em moradia e trabalho.Deste modo,certamente,o cenário brasileiro estará mais próximo da idealizada por More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.