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Por Alunaaaamed
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#119082
"Utopia",a famosa obra do escritor britânico Thomas More,retrata uma sociedade perfeita,ausente de problemas sociais. Porém,a realidade brasileira é adversa à idealizada na obra,pois o combate ao preconceito linguístico no Brasil apresenta diversos desafios,os quais dificultam a concretização dos planos de More.Logo, analisam-se as causas dessa conjuntura: a negligência governamental e a omissão da sociedade.

Neste contexto, em primeiro plano, é preciso atentar-se para o desleixo governamental.Para Thomas Hobbes-filósofo inglês-o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população.Entretanto,tal responsabilidade não está sendo honrada,visto que a máquina estatal falha em proporcionar auxílio aos cidadãos que sofrem ou sofreram com o preconceito linguístico, sobretudo pela falta de canais de denúncias.Por conseguinte,tais indivíduos, negligenciados, estão á merce da exclusão e marginalização.Assim,para que o bem-estar seja usufruído,o Estado precisa sair da inércia em que se encontra.

Ademais,a omissão da sociedade é outro obstáculo a ser superado.Segundo Oscar Wilde, filósofo irlandês,"a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou uma nação".A afirmação de Wilde pode facilmente ser aplicada a questão da intolerância,já que a falta de incômodo social diante dessa problemática situa como um regresso para a nação,na medida em que pouco-ou nada- se fala sobre como combater a discriminação linguística,na mídia,por exemplo. Consequentemente,o preconceito linguístico tende a aumentar,em razão da invisibilidade social presente na questão.Desta maneira,medidas eficientes precisam ser adotados pela comunidade brasileira em prol da mudança social.

Há de se combater,portanto,o desafio.Neste viés,as escolas- responsáveis pela transformação social-devem desestimular a invisibilidade,por meio de projetos pedagógicos,como palestras,que conscientizem a sociedade a debater sobre a intolerância linguística.Essa iniciativa terá a finalidade de mobilizar o Estado,que,por sua vez, promoverá não só mais investimentos,mas também um canal de denúncia.Deste modo,certamente,a realidade brasileira estará mais próxima da idealizada por More.


@Felipe082
@Samara102006
Poderiam corrigir essa redação?,por favor!!
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Alunaaaamed
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#119086
***os desafios do combate ao preconceito linguístico no Brasil
0
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Por Higorvaz
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#119092
Olá, @Alunaaaamed! Irei corrigir sua redação aqui, porém, sinta-se livre para criticar ou discordar de algo, pois não sou profissional :mrgreen:


CORREÇÃO POR COMENTÁRIOS


INTRODUÇÃO: Boa introdução! Apenas me atentaria ao fato de você dizer que a realidade brasileira se vê contrária aos planos de More. Como assim? Ele tinha planos de mudar o cenário do preconceito linguístico no Brasil com sua obra? Acho interessante você apenas dizer que esse cenário vai de encontro com o apresentado por More.


D1: Primeiramente, conectivos do tipo "Neste" — que terminam com TE — só são utilizados para algo que VAI ser dito, não que JÁ foi dito. Assim, como você quer se referir a introdução, use Nesse. Boa retomada e boa causa (apenas se atente ao fato de que não há uma motivação do porque a máquina pública não cria canais de denúncias, explique isso ao leitor!). Agora, nas consequências, você começa bem, mas falta desdobrar mais suas ideias. Perceba que dizer que as vítimas estão à merce da exclusão e marginalização fica, de certo modo, vago. Desdobre mais a ideia, logo, de que forma essa marginalização e exclusão acontece? Dê exemplos desses tipos de agressões, para, assim, sua ideia ser totalmente contemplada pelo corretor e não haver falta de informações!

D2: Suas causas estão bem contempladas, mas reitero o fato de você não dizer o por quê da mídia não noticiar esse tipo de preconceito. É porque há conteúdos que deem mais audiência para as emissoras? Ou é porque isso não dá lucro e, logo, não é do interesse dela? Deixe claro as motivações por trás de cada causa! Nas consequências, sinto falta de algo mais bem elaborado. Como assim isso acarreta invisibilidade social? De que forma? O que isso causa? Acho que faltou informações a serem esclarecidas aqui nesse penúltimo período.

PI: Todos os cinco itens estão presentes e bem evidenciados! :mrgreen:


NF: Ótima redação! Você já tem o domínio da estrutura, só falta se aprofundar na argumentação e corrigir alguns erros bobos de gramática. Até mais!

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
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Por Alunaaaamed
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#119093
Higorvaz escreveu:Olá, @Alunaaaamed! Irei corrigir sua redação aqui, porém, sinta-se livre para criticar ou discordar de algo, pois não sou profissional :mrgreen:


CORREÇÃO POR COMENTÁRIOS


INTRODUÇÃO: Boa introdução! Apenas me atentaria ao fato de você dizer que a realidade brasileira se vê contrária aos planos de More. Como assim? Ele tinha planos de mudar o cenário do preconceito linguístico no Brasil com sua obra? Acho interessante você apenas dizer que esse cenário vai de encontro com o apresentado por More.


D1: Primeiramente, conectivos do tipo "Neste" — que terminam com TE — só são utilizados para algo que VAI ser dito, não que JÁ foi dito. Assim, como você quer se referir a introdução, use Nesse. Boa retomada e boa causa (apenas se atente ao fato de que não há uma motivação do porque a máquina pública não cria canais de denúncias, explique isso ao leitor!). Agora, nas consequências, você começa bem, mas falta desdobrar mais suas ideias. Perceba que dizer que as vítimas estão à merce da exclusão e marginalização fica, de certo modo, vago. Desdobre mais a ideia, logo, de que forma essa marginalização e exclusão acontece? Dê exemplos desses tipos de agressões, para, assim, sua ideia ser totalmente contemplada pelo corretor e não haver falta de informações!

D2: Suas causas estão bem contempladas, mas reitero o fato de você não dizer o por quê da mídia não noticiar esse tipo de preconceito. É porque há conteúdos que deem mais audiência para as emissoras? Ou é porque isso não dá lucro e, logo, não é do interesse dela? Deixe claro as motivações por trás de cada causa! Nas consequências, sinto falta de algo mais bem elaborado. Como assim isso acarreta invisibilidade social? De que forma? O que isso causa? Acho que faltou informações a serem esclarecidas aqui nesse penúltimo período.

PI: Todos os cinco itens estão presentes e bem evidenciados! :mrgreen:


NF: Ótima redação! Você já tem o domínio da estrutura, só falta se aprofundar na argumentação e corrigir alguns erros bobos de gramática. Até mais!
Muito obrigada :mrgreen: ,sua correção irá me ajudar bastante!!! :D
1
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Por Pxvesq
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#119126
Olá [mention]Alunaaaamed[/mention],

Irei corrigir sua redação, esteja segura em discordar de qualquer opinião que eu aponte, pois não sou profissional, e sem mais delongas…. Vamos lá!

Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

Nota: 160

O seu texto apresenta um domínio bom da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com poucos desvios. O vocabulário utilizado é
diversificado e adequado, e há uma boa estruturação das ideias, com coerência e coesão textuais.

Alguns desvios encontrados:

* Por conseguinte, tais indivíduos, negligenciados, estão á merce da exclusão e marginalização." → "Por conseguinte, tais indivíduos, negligenciados, estão [b]à[/b] mercê da exclusão e marginalização." ( faltou o acento ^ na palavra mercê, e você colocou o (á), e lá seria à mercê. )

* "na medida em que pouco-ou nada- se fala sobre como combater a discriminação linguística, na mídia, por exemplo." → "na medida em que pouco - ou nada - se fala sobre como combater a discriminação linguística na mídia, por exemplo." ( você colocou a vírgula após linguística e a vírgula seria após a mídia para separar o por exemplo.

* “Essa iniciativa terá a finalidade de mobilizar o Estado, que, por sua vez, promoverá não só mais investimentos,mas também um canal de denúncia." → "Essa iniciativa terá a finalidade de mobilizar o Estado, que, por sua vez, promoverá não só mais investimentos, mas também um canal de denúncia." ( após o “que” possui vírgula também.)

MUITO BEM! ☺️

DICAS: • (Revise sobre crase, acentos e vírgula) E VOCÊ ALCANÇARÁ O 200 NESSA COMPETÊNCIA.

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

EXCELENTE! 🤩

Nota: 200

Você compreendeu de forma eficaz a proposta de redação, que consistia em analisar as causas do combate ao preconceito linguístico no Brasil. E utilizou conceitos relevantes da filosofia e literatura ( Thomas More, Oscar Wilde e Thomas Hobbles ) para embasar sua argumentação.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

MUITO BEM! ☺️

Nota: 160

Você selecionou informações relevantes para sustentar seu ponto de vista e organiza-as de forma coerente. Há fatos apresentados, opiniões e argumentos consistentes, embora em alguns momentos essas informações poderiam ser mais exploradas e aprofundadas.

DICAS:

* Desenvolva argumentos mais robustos:
Ao invés de apresentar argumentos genéricos, busque evidências, dados ou exemplos concretos que fortaleçam suas afirmações. Isso tornará sua argumentação mais convincente.

Exemplo:
Em vez de dizer: "A falta de canais de denúncia contribui para a exclusão dos indivíduos", diga: "A falta de canais de denúncia específicos para casos de preconceito linguístico impede que as vítimas tenham uma forma efetiva de relatar e buscar apoio para os casos de discriminação que enfrentam."

* Apresentar contra-argumentos e refutações:
Para fortalecer sua argumentação, é importante considerar possíveis objeções ou pontos de vista opostos. Em seguida, refute esses argumentos contrários, demonstrando por que sua posição é mais válida e fundamentada.

Exemplo:
* Apresente um possível contra-argumento: "Alguns podem afirmar que a discriminação linguística não é um problema relevante no Brasil, pois existe uma diversidade linguística natural no país."

* Refute o contra-argumento: "No entanto, a diversidade linguística não deve ser usada como justificativa para a discriminação. O respeito à variedade de idiomas e sotaques deve ser promovido, e todas as formas de preconceito devem ser combatidas, independentemente da origem linguística."


Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

EXCELENTE! 🤩

Nota: 200

Você utilizou corretamente os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação. Apresenta uma boa estrutura textual, com introdução, desenvolvimento e conclusão bem definidos. Além disso, há coesão e coerência na progressão das ideias, com o uso adequado de conectivos e recursos argumentativos.

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

EXCELENTE! 🤩

Nota: 200
Você apresenta uma proposta de intervenção para combater o preconceito linguístico, por meio de projetos pedagógicos e conscientização nas escolas. Contendo, agente, meio/modo, ação, efeito/finalidade e detalhamento, portanto está completa!
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Por Alunaaaamed
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#119136
Pxvesq escreveu:Olá @Alunaaaamed,

Irei corrigir sua redação, esteja segura em discordar de qualquer opinião que eu aponte, pois não sou profissional, e sem mais delongas…. Vamos lá!

Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

Nota: 160

O seu texto apresenta um domínio bom da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com poucos desvios. O vocabulário utilizado é
diversificado e adequado, e há uma boa estruturação das ideias, com coerência e coesão textuais.

Alguns desvios encontrados:

* Por conseguinte, tais indivíduos, negligenciados, estão á merce da exclusão e marginalização." → "Por conseguinte, tais indivíduos, negligenciados, estão à mercê da exclusão e marginalização." ( faltou o acento ^ na palavra mercê, e você colocou o (á), e lá seria à mercê. )

* "na medida em que pouco-ou nada- se fala sobre como combater a discriminação linguística, na mídia, por exemplo." → "na medida em que pouco - ou nada - se fala sobre como combater a discriminação linguística na mídia, por exemplo." ( você colocou a vírgula após linguística e a vírgula seria após a mídia para separar o por exemplo.

* “Essa iniciativa terá a finalidade de mobilizar o Estado, que, por sua vez, promoverá não só mais investimentos,mas também um canal de denúncia." → "Essa iniciativa terá a finalidade de mobilizar o Estado, que, por sua vez, promoverá não só mais investimentos, mas também um canal de denúncia." ( após o “que” possui vírgula também.)

MUITO BEM! ☺️

DICAS: • (Revise sobre crase, acentos e vírgula) E VOCÊ ALCANÇARÁ O 200 NESSA COMPETÊNCIA.

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

EXCELENTE! 🤩

Nota: 200

Você compreendeu de forma eficaz a proposta de redação, que consistia em analisar as causas do combate ao preconceito linguístico no Brasil. E utilizou conceitos relevantes da filosofia e literatura ( Thomas More, Oscar Wilde e Thomas Hobbles ) para embasar sua argumentação.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

MUITO BEM! ☺️

Nota: 160

Você selecionou informações relevantes para sustentar seu ponto de vista e organiza-as de forma coerente. Há fatos apresentados, opiniões e argumentos consistentes, embora em alguns momentos essas informações poderiam ser mais exploradas e aprofundadas.

DICAS:

* Desenvolva argumentos mais robustos:
Ao invés de apresentar argumentos genéricos, busque evidências, dados ou exemplos concretos que fortaleçam suas afirmações. Isso tornará sua argumentação mais convincente.

Exemplo:
Em vez de dizer: "A falta de canais de denúncia contribui para a exclusão dos indivíduos", diga: "A falta de canais de denúncia específicos para casos de preconceito linguístico impede que as vítimas tenham uma forma efetiva de relatar e buscar apoio para os casos de discriminação que enfrentam."

* Apresentar contra-argumentos e refutações:
Para fortalecer sua argumentação, é importante considerar possíveis objeções ou pontos de vista opostos. Em seguida, refute esses argumentos contrários, demonstrando por que sua posição é mais válida e fundamentada.

Exemplo:
* Apresente um possível contra-argumento: "Alguns podem afirmar que a discriminação linguística não é um problema relevante no Brasil, pois existe uma diversidade linguística natural no país."

* Refute o contra-argumento: "No entanto, a diversidade linguística não deve ser usada como justificativa para a discriminação. O respeito à variedade de idiomas e sotaques deve ser promovido, e todas as formas de preconceito devem ser combatidas, independentemente da origem linguística."


Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

EXCELENTE! 🤩

Nota: 200

Você utilizou corretamente os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação. Apresenta uma boa estrutura textual, com introdução, desenvolvimento e conclusão bem definidos. Além disso, há coesão e coerência na progressão das ideias, com o uso adequado de conectivos e recursos argumentativos.

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

EXCELENTE! 🤩

Nota: 200
Você apresenta uma proposta de intervenção para combater o preconceito linguístico, por meio de projetos pedagógicos e conscientização nas escolas. Contendo, agente, meio/modo, ação, efeito/finalidade e detalhamento, portanto está completa!
Obrigada :mrgreen:
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