A princípio,deve-se ressaltar a diferença no tratamento em relação as minorias sociais em comparação ao restante da população Brasileira. Nesse sentido, como é representado no documentário " a última floresta " que mostra em sua trama a destruição da floresta dos povos indígenas e em como o interesse econômico tira desse povo o direito de escolha e patrimônio. Do mesmo modo, que prejudica a vida e a saúde deles,uma vez que retiram os recursos para sua sobrevivência e qualidade digna de vida. Por isso, é inaceitável que essa desigualdade pendure em questão no Brasil.
Ademais, diante desse cenário, é imprescindível destacar a invisibilidade que as minorias sociais recebem no território nacional. Nessa perspetiva, em análise ao termo " minorias sociais " se relaciona a pouca parte da corporação nacional,mas a problemática está em trata-las com inferioridade de visibilidade e importância. Como também, fazendo com que seus direitos sejam colocados em última prioridade e a garantia de tratamento igualitário. Com isso, é preciso que medidas sejam tomadas para mudar essa situação.
Evidencia-se, portanto, providência que são necessárias para alterar esse quadro. Para que isso ocorra o Ministério da Educação juntamente com Poder Executivo devem desenvolver palestras em escolas para alunos do ensino médio. Tais palestras devem ser feitas nas mídias e redes sociais dos ministérios. Por meio de entrevistas com profissionais na área. Tal como, especialistas no assunto. Dessa maneira, trazendo como solução a clareza sobre a garantia dos direitos básicos das minorias sociais no território nacional. Somente assim, será possível distância a conjuntura envidenciada no documentário " A última floresta ".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.