Avatar do usuário
Por Luiza24
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#114540
A série norte-americana "Outer Banks", apresenta a história de JJ, um adolescente que vive em uma relação conturbada e abusiva com seu pai, e em certo episódio, o jovem é agredido fisicamente pelo tal. De modo análogo, fora da ficção, a violência contra crianças e adolescentes é um problema atual, e que assola o solo brasileiro. Diante disso, dois pontos merecem atenção acerca do revés: A ineficácia estatal na questão e a omissão familiar perante abusos, o que demanda ação pontual.

Como primeira constatação, cabe pontuar, a inércia governamental na realização da justiça para com os casos de abuso contra menores. Nesse sentido, enfatiza-se a obra "Cidadãos de Papel" escrita por Gilberto Dimenstein, a qual aponta os direitos do cidadão que estão somente no papel e ficam distantes da realidade. Sob o mesmo ponto de vista, observa-se um número expressivo de crianças e adolescentes que sofrem com a violência doméstica mesmo que existam leis que garantem o bem-estar do jovem e a inviolabilidade da sua integridade física, psíquica e moral, porém tal direito não é totalmente assegurado, o que faz com que os agressores não sejam devidamente punidos e os menores continuam em risco.

Outro fator existente, o silêncio da família para com uma situação de violência infantil. Em virtude disso, evidencia-se o pensamento da socióloga Heleieth Saffioti o qual afirma que a violência doméstica é parte das relações de dominação-exploração dentro da lógica patriarcal, sendo uma forma de expressão do poder político. Portanto, vê-se que a agressão ocorre pelo fato do agressor se colocar em posição de domínio para com a vítima, e da mesma forma para família, que se vê incapaz de agir por conta do medo. Assim, um número expressivo de crianças e jovens sofrem em sigilo, o que carece de medidas eficazes.

Em virtude dos fatos relacionados, nota-se a importância do combate à violência doméstica contra crianças e adolescentes no Brasil. À vista disso, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), deve, por meio de fiscalização do estado, pressionar o governo no que diz respeito a garantia dos direitos de menores em relação aos maus-tratos sofridos pelos jovens, a fim de sua proteção. Ademais, as instituições de ensino privadas e públicas junto com o Conselho Tutelar, devem promover programas de denúncias para alunos, de forma segura, para o envio dos casos a justiça. Dessa forma, não ocorrem situações como a da série de tv na nação verde-amarela.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
103 Exibições
por LiviaKessya
6 Respostas 
342 Exibições
por FernandaCSo
3 Respostas 
365 Exibições
por Yteles11
0 Respostas 
64 Exibições
por brendm
3 Respostas 
196 Exibições
por arthur9977
10 Respostas 
558 Exibições
por Mylike
0 Respostas 
41 Exibições
por Rafaelxxx
0 Respostas 
21 Exibições
por Neto8338
0 Respostas 
33 Exibições
por nicomet4l
0 Respostas 
49 Exibições
por vvvv

No filme "Distrito 9", é […]

besourokafka , Lyh0610 DaviHudson lais458[…]

Na efervescência cotidiana de nossa vida, n&[…]

A sociedade brasileira é muito estigmatizad[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM