É importante ressaltar, de início, a ausência de ações governamentais como promotora do problema. De acordo com Nicolau Maquiavel, no Livro "O Príncipe", para se manter no poder, os governantes devem operar em busca do bem universal. Entretanto percebe-se que, no território nacional, há a recorrência de obstáculos que atrapalha o desenvolvimento da democratização do acesso à internet, já que o Estado, mesmo sendo responsável por prover instrução aos seus cidadãos, não cumpre o seu devido papel. Dessa Forma, é inadmissivel que tal situação se perpetue, pois traz consequências gravíssimas, como o aumento dos desafios para a popularização do acesso à internet no Brasil.
Ademais, a carência de discussões acerca dos desafios para a democratização do acesso à internet no Brasil é um dos motivadores do impasse. Nesse sentido, segundo o sociólogo
Karl Marx, em sua teoria do "Silenciamento dos Discursos”, alguns temas são omitidos na sociedade a fim de se ocultar as mazelas sociais. Sob essa perspectiva, na sociedade brasileira contemporânea, a visão do autor pode ser aplicada quanto a problemática, porquanto o assunto pouco é debatido no âmbito midiático, o que acarreta a manutenção do problema no país e o aumento da exclusão social. Desse modo, devido à carência de visibilidade dada à questão, a problemática se mantém no Brasil.
Portanto, faz-se necessário ações para conter os desafios para a democratização do acesso à internet no Brasil. Para tando, o Governo Federal, cuja função é manter a harmonia social, por meio do Ministério das Comunicações, deve fiscalizar e implementar o Programa Internet Brasil feito em 2022, a fim de coletivizar o uso da internet no país. Além disso, cabe à mídia, por meio das redes sociais, a exemplo o Instagram e Facebook, promover debates acerca da problemática, com o fito de trazer visibilidade à questão. Somente assim, a sociedade brasileira será como a sociedade retratada na obra de Thomas More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.