Segundo a pesquisa realizada pelo instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE) cerca de 70% da população brasileira tem acesso à internet. Isso acaba corroborando com a desinformação entre as pessoas, fazendo com que elas desfrutem das redes sociais à vontade é, quando os indivíduos que já tem o conhecimento mais elevado sobre essas redes aproveim para aplicar golpes nas vítimas. Diante dessa perspectiva Rousseau estava certo em afirmar sua ideia.
Outro sim, é o auto compartilhamento de fake news , a rápida divulgação de sites e jogos piratas ou até mesmo inexistentes contribui para o aumento de golpes. As vítimas geralmente são aquelas que estão passando por dificuldades momentâneas e acreditam que essas plataformas irão ajudá-las a pagar suas dívidas . Com isso acabam clicando nesses aplicativos, onde tem seus dados e informações pessoais roubadas e passam a ser usados para fazer transições bancárias.
Infere-se, portanto, na criação de medidas que sejam plausíveis para combater esses golpes. Cabe, ao estado, junto com o ministério da segurança,órgão no qual é responsável pela segurança e bem-estar da população, investir em palestras e aplicativos e divulgar nos canais televisivos ou escolas , para que visem ajudar as pessoas sem o conhecimento necessário para navegar nas redes sociais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.