Em primeira análise, acerca da lógica, referente a evasão escolar, é válido retomar o aspecto supracitado, quanto a omissão estatal, neste caso. Segundo o IBGE, o número de crianças fora da escola aumentou 17% na pandemia. E mesmo diante desses dados alarmantes, podemos perceber a falta de recursos, estrutura e lotação em salas aula. Isso acontece pela falta de fiscalização e de investimento público em escolas, transportes e professores. Dessa maneira, é imprescindível que medidas sejam tomadas para que essa problemática seja revertida.
Ademais, o desinteresse da família em resolver o problema se dá pelo fato de que muitas crianças e adolescentes vivem em situação de vulnerabilidade social, fazendo com que eles tenham que ajudar na renda familiar e consequentemente abandonem a escola. Por conseguinte, essa responsabilidade por parte dos pais, tornam a criança omissa em diversos aspectos. Incluindo a saúde, exposição a violência, assédio sexual e fazendo com que a criança deixe de frequentar a escola.
Portanto, é necessário medidas operantes para a reversão da evasão escolar. Para isso, compete ao estado investir fortemente em fiscalização e supervisão escolar, averiguar faltas e desistências por parte dos estudantes, contratando por recursos mais professores para agir no apoio escolar e fortificar programas que acompanhe os alunos faltantes.
Ademais, é preciso conscientizar as famílias responsáveis sobre os perigos e consequências do abandono escolar, enviando profissionais que auxiliem essas famílias em seus deveres. Outrossim, a educação será um direito de todos, e não só de alguns.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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