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A Constituição Federal de 1988, documento mais jurídico, mais importante do país, prevê em seu artigo (6°), o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase, na prática, quando se observa os desafios financeiros para a sociedade brasileira. Dificultando desse modo a universalização desse direito social tão importe, faz-se a imperiosa análise dos seguintes fatores.
Em uma primeira análise deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o endividamento da população brasileira. Nesse sentido, há um problema social, há como base uma lacuna educacional. Segundo as ideias do filósofo contratualista Jonh Locke configura-se como uma violação ao "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como a educação, o que infelizmente é evidente no país.
Ademias, é fundamental apontar o silenciamento como impulsador dos desafios financeiros no Brasil. Segundo o filósofo Faculth, "Há temas que são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas". Diante de tal exposto enquanto o silenciamento perdurar os brasileiros terão uma dificuldade na sua vida financeira, e os mercados faturando com os impostos e juros pagos. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater os obstáculos. Para isso é imprescindível que o Ministério da Educação (MEC) por intermédio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), inclua a educação financeira como um componente curricular a fim de garantir uma sociedade onde todos tenham o conhecimento adequado sobre finanças, para investir corretamente o seu dinheiro positivamente. Assim se consolidará uma sociedade mais feliz, onde o Estado cumpre corretamente o seu "contrato social" tal como afirma Jonh Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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