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#54577
Na Grécia Antiga, Hipócrates, considerado o pai da medicina, já tinha o conhecimento de que um indivíduo saudável é aquele que possui sua mente e corpo físico funcionando em perfeito equilíbrio, definição essa também compartilhada pela OMS. Entretanto, a saúde da mente é ainda um tema repleto de preconceitos e não recebe a devida atenção do governo. Épreciso um maior entendimento da sociedade a cerca do assunto e um comprometimento das autoridades com o bem-estar da população.

O "Setembro Amarelo" é uma campanha voltada à prevenção do suicídio que se propaga principalmente nas redes sociais durante o mês de setembro, o que demonstra um certo enfoque no que tange a esse assunto. Contudo, apesar dos transtornos psicológicos mais conhecidos como a depressão e a ansiedade serem muito discutidas na mídia atualmente, é um tema que, na prática, continua a ser rodeado de falsas ideias, crenças e mal-entendidos: quando transtorno depressivo é entendido como uma simples tristeza ou a ansiedade como loucura e a minimização da complexidade dos transtornos por meio de promessas milagrosas de cura através de religiões ou produtos de auto-ajuda.

Embora muitas Organizações Não-Governamentais e universidades possuam atendimento gratuito ou a preço popular, a psicoterapia não é algo acessível à maioria da população, o que torna difícil o tratamento de pessoas de baixa renda. Com isso, a cura e o bem-estar desses indivíduos são inevitavelmente postergados e essa falta de perspectiva de melhora pode levar ao agravamento da situação em que a profissão e os relacionamentos pessoais são prejudicados. A banalização ou a ideia de incapacidade faz com que os portadores sofram ainda mais com tais doenças e se sintam à margem daqueles que exibem uma vida plena nas redes sociais.

Portanto, é necessário que o corpo social passe a enxergar as emoções e o psicológico como algo tão importante quanto o corpo físico, passível de dificuldades e doenças. O Ministério da Saúde deve colocar os atendimentos psiquiátricos e psicológicos ao alcance de mais pessoas através do SUS sem que haja longas esperas e trocas frequentes de médicos e psicólogos. Sendo também importante o fornecimento de remédios com preços populares ou gratuitos, além de ser imprescindível o incentivo à procura de ajuda por meio das diversas mídias. Assim, as pessoas com seu corpo e mente saudáveis poderão levar uma vida mais harmoniosa com melhora pessoal e profissional.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 155

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 155

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#54836
Miniglossário
Desvio: problema de gramática ou de convenções de escrita.
Falha: problema de estrutura sintática.
Inadequação: problema de coesão.
Monobloco: redação constituída por um único parágrafo, configurando um bloco maciço de períodos sem qualquer organização paragráfica identificável.
Operadores argumentativos: elementos que são responsáveis pelo encadeamento dos enunciados, estruturando o texto e determinando a orientação argumentativa.
Parte embrionária: introdução, argumentação ou conclusão muito curta devido a sua pouca produção.
Sem direção: redação que apresenta informações, fatos e opiniões de forma caótica ou desconexa, isto é, um aglomerado de palavras, frases ou ideias que não se articulam entre si em defesa de um ponto de vista.
...
...
Correção da redação
Usuário(a): @Pry3991

Tipo de correção:
(X) Detalhada
(X) Completa

Legenda:
desnecessário ou redundante
(elementos da proposta de intervenção)
erro correção
linguagem confusa
mandou bem
"melhorável"
(w): observação
repetição

Na Grécia Antiga, Hipócrates, considerado o pai da medicina, já tinha o conhecimento de que um indivíduo saudável é aquele que possui sua mente e seu corpo físico funcionando em perfeito equilíbrio, definição essa também compartilhada pela OMS (1) na atualidade. Entretanto, contrariando a visão do pensador grego, a saúde da mente psicológica (2) é ainda um tema repleto de preconceitos e não recebe a devida atenção do governo (3). É preciso um maior entendimento da sociedade a cerca acerca do assunto e um comprometimento das autoridades com o bem-estar da população (4). (5)
O "Setembro Amarelo" é uma campanha voltada à prevenção do suicídio que (6) se propaga principalmente nas redes sociais durante o mês de setembro, o que demonstra um certo enfoque no que tange a esse assunto. Contudo, apesar dos transtornos psicológicos mais conhecidos, como a depressão e a ansiedade, serem muito discutidas na mídia atualmente, é um tema que, na prática, continua a ser rodeado de falsas ideias, crenças e mal-entendidos: quando transtorno depressivo é entendido como uma simples tristeza ou a ansiedade como loucura e quando ocorre a minimização da complexidade dos transtornos por meio de promessas milagrosas de cura através a partir de religiões ou produtos de auto-ajuda autoajuda. (7)
Embora (8) muitas Organizações Não-Governamentais (ONGs) e universidades possuam atendimento gratuito ou a preço popular, a psicoterapia não é algo acessível à maioria da população, o que torna difícil o tratamento de pessoas de baixa renda. Com isso, a cura e o bem-estar desses indivíduos são inevitavelmente postergados e essa falta de perspectiva de melhora pode levar ao agravamento da situação, em que (9) de modo que a profissão e os relacionamentos pessoais são prejudicados. A banalização (10) ou a ideia de incapacidade fazem com que os portadores sofram ainda mais com tais doenças e se sintam à margem daqueles que exibem uma vida plena nas redes sociais. (11)
Portanto, é necessário que o corpo social passe a enxergar as emoções e o psicológico como algo tão importante quanto o corpo físico, passível de dificuldades e doenças. O Ministério da Saúde (agente) deve colocar os atendimentos psiquiátricos e psicológicos ao alcance de mais pessoas (ação) através por intermédio (12) do Sistema Único de Saúde (SUS) (meio), sem que haja longas esperas e trocas frequentes de médicos e de psicólogos (detalhamento) (13). Sendo É também importante o fornecimento de remédios com preços populares ou gratuitos, além de ser imprescindível o incentivo à procura de ajuda por meio das diversas mídias. Assim, as pessoas, com seu corpo e com sua mente saudáveis, poderão levar uma vida mais harmoniosa com melhora pessoal e profissional (finalidade) (14) (15).

Observações:
(1) Ótimo repertório!
(2) Fiz essa substituição para evitar que a palavra "mente" seja repetida.
(3) Boa contextualização. Só fiz uma sugestão para conectá-la ainda mais ao repertório.
(4) Muito bem! Antecipar os seus argumentos fortalece o projeto de texto.
(5) Introdução bem escrita e bem estruturada. Parabéns!
(6) Ambiguidade. Esse "que" pode ser interpretado como uma referência a "suicídio".
(7) Bom, vou começar pelos elogios: você definitivamente consegue se comunicar bem e construir uma linha de raciocínio coerente. Mas há alguns "poréns": primeiro, você poderia dar mais espaço à problematização, reduzindo a parte positiva; segundo, faltou comprovar que essa falta de informação existe; terceiro, você poderia concluir com um fechamento crítico, para que o corretor não fique com a impressão de que sua argumentação está um pouco expositiva demais. De qualquer forma, não há motivo para grande preocupação. É um bom parágrafo, apesar dos pequenos problemas.
(8) "embora" é um bom conectivo, mas não liga os parágrafos. Note que o único operador argumentativo entre parágrafos no seu texto é o "portanto" que liga o D2 à conclusão. Lembre-se: se você tem menos do que dois, perde pontos na competência 4.
(9) Cuidado com o uso inadequado de pronomes relativos.
(10) Banalização do quê? Por mais que o complemento possa parecer óbvio para você, não é correto deixá-lo subentendido nesse caso (embora haja casos em que isso é possível).
(11) Os elogios ao parágrafo anterior são válidos para esse também. Digo o mesmo sobre a segunda e sobre a terceira ressalva.
(12) Já que esqueci de fazer essa observação da outra vez, vou aproveitar que o bonde passou de novo e fazer agora. "através" não tem exatamente esse sentido. Prefira "por meio de", "por intermédio de", "mediante" ou "a partir de".
(13) Esse detalhamento é bem duvidoso, porém vou considerá-lo.
(14) Vou contar dessa vez, mas não recomendo que você coloque a finalidade tão longe da sua proposta mais completa. Minha sugestão é a seguinte: coloque uma finalidade na própria frase da proposta (", a fim de que...") e mantenha esse fechamento aí.
(15) De preferência, retome um repertório aqui.

Notas:
C1 - 160
Justificativa: bom domínio da norma padrão, com poucos desvios e somente uma falha na estrutura sintática. Suponho que, no ENEM, sua nota provavelmente será 160.
C2 - 160
Justificativa: isso não é obrigatório, mas pessoalmente acho que faltou algum repertório produtivo nos parágrafos de desenvolvimento. Suponho que, no ENEM, sua nota provavelmente ficará na faixa de 160 a 200, a depender da análise que os corretores vão fazer do repertório da introdução.
C3 - 160
Justificativa: há alguns problemas pequenos na argumentação. Suponho que, no ENEM, sua nota provavelmente ficará na faixa de 160 a 180.
C4 - 160
Justificativa: boa articulação, mas há uma inadequação coesiva ("em que") e deveria haver um segundo operador argumentativo entre parágrafos. Suponho que, no ENEM, sua nota ficará na faixa de 160 a 180.
C5 - 200
Justificativa: proposta com todos os elementos necessários, se o corretor for bonzinho. Suponho que, no ENEM, sua nota ficará na faixa de 140 a 200.

Total - 840
Você arrasou!!! Conte comigo para chegar ao 1000!!!
Suponho que, no ENEM, sua nota ficará na faixa de 780 a 920. Se eu tivesse que dar um palpite exato, seria 820, com 180 na C2 e 160 nas outras. Sinceramente, acho que o Stoodi viajou. Seu texto merece bem mais do que 680. Nem consigo imaginar quanto eles poderiam ter dado em cada competência (agradeço se você puder me dizer). Mas não quero deixar suas expectativas altas demais. EU POSSO ESTAR MUITO ERRADO! De qualquer maneira, torço por você e acredito em você. Quando sair o resultado do ENEM, me conte como você foi na redação (se quiser, claro).


Referências
Material de leitura dos corretores do ENEM: apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html
através x por meio de: shorturl.at/lDY28

...
Se puder, doe para o projeto, por favor: donation/index.html
Os usuários que contribuírem terão benefícios no meu sistema de correções.

...
Ei, que tal agora corrigir os textos de outras pessoas? Continue este ciclo!
Você pode consultar a tabela oficial dos corretores do ENEM no link abaixo:
apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html
#54841
Materiais de apoio sugeridos para você:

Competência 1
Paralelismo sintático: paralelismo-sintatico-c1-t15138.html

Competência 2
Repertório sociocultural (opcional): repertorio-sociocultural-c2-t15074.html

Competência 3
Projeto de texto: projeto-de-texto-c3-t15094.html
Lógica da argumentação (opcional): logica-da-argumentacao-c3-t15124.html

Competência 4
Mecanismos coesivos (opcional): mecanismos-coesivos-c4-t15139.html
Pronomes relativos (opcional): pronomes-relativos-c4-t15056.html

Competência 5
Proposta de intervenção: proposta-de-intervencao-c5-t15145.html

Bons estudos! ;)
#54861
@Felipe082 Muito obrigada pela correção

As notas das competências do stoodi foram
C1 e C4= 200
C2 e C3= 120
C5= 40

Eu sabia q eles eram bem rígidos na correção, mas mandei umas 3 ou 4 redações antes da prova e me deram sempre acima de 800. Eu realmente dei bobeira em alguns pontos e poderia ter feito uma redação melhor se não estivesse tão ansiosa no dia, mas quando falaram em tangenciamento eu gelei kkk
#54867
Imagina!
Ah, agora eu entendi o que abaixou tanto a sua nota: eles devem ter considerado sua proposta tangente ao tema :(
Analisando sob essa perspectiva, a avaliação deles é plausível. Mas fica tranquila, os corretores do ENEM não são tão rígidos (nem tão atentos) assim. Acho que eles vão acabar sendo mais bonzinhos na C5. Talvez nem percebam o detalhe do tema. Confesso que deixei passar na minha correção.
E outra coisa: se até o Stoodi te deu 200 na C1 e na C4, talvez haja chance de os corretores do ENEM darem também.

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