O "Setembro Amarelo" é uma campanha voltada à prevenção do suicídio que se propaga principalmente nas redes sociais durante o mês de setembro, o que demonstra um certo enfoque no que tange a esse assunto. Contudo, apesar dos transtornos psicológicos mais conhecidos como a depressão e a ansiedade serem muito discutidas na mídia atualmente, é um tema que, na prática, continua a ser rodeado de falsas ideias, crenças e mal-entendidos: quando transtorno depressivo é entendido como uma simples tristeza ou a ansiedade como loucura e a minimização da complexidade dos transtornos por meio de promessas milagrosas de cura através de religiões ou produtos de auto-ajuda.
Embora muitas Organizações Não-Governamentais e universidades possuam atendimento gratuito ou a preço popular, a psicoterapia não é algo acessível à maioria da população, o que torna difícil o tratamento de pessoas de baixa renda. Com isso, a cura e o bem-estar desses indivíduos são inevitavelmente postergados e essa falta de perspectiva de melhora pode levar ao agravamento da situação em que a profissão e os relacionamentos pessoais são prejudicados. A banalização ou a ideia de incapacidade faz com que os portadores sofram ainda mais com tais doenças e se sintam à margem daqueles que exibem uma vida plena nas redes sociais.
Portanto, é necessário que o corpo social passe a enxergar as emoções e o psicológico como algo tão importante quanto o corpo físico, passível de dificuldades e doenças. O Ministério da Saúde deve colocar os atendimentos psiquiátricos e psicológicos ao alcance de mais pessoas através do SUS sem que haja longas esperas e trocas frequentes de médicos e psicólogos. Sendo também importante o fornecimento de remédios com preços populares ou gratuitos, além de ser imprescindível o incentivo à procura de ajuda por meio das diversas mídias. Assim, as pessoas com seu corpo e mente saudáveis poderão levar uma vida mais harmoniosa com melhora pessoal e profissional.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 155
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 155
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.