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Por cecilopes12
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Na série “Friends”, Monica, uma das personagens principais, é declarada com transtorno obsessivo-compulsivo por limpeza, sendo um fator bem explorado ao longo dos episódios. Mesmo sendo uma trama, esse fato está de acordo com a realidade de milhares de pessoas que sofrem diversos tipos de doenças mentais que são tratadas de forma pejorativa, quando na verdade são graves e muitas vezes sem tratamento disponível a população.
Estudos feitos pela Organização Mundial da Saúde apontam que a depressão e ansiedade possuem um impacto econômico mundial de um bilhão de dólares por ano. Pessoas que sofrem de doenças mentais foram agravadas com mais intensidade devido a pandemia e consequentemente pela quarentena. O isolamento social interfere ainda mais o desenvolvimento destas doenças, pois como não de estar em contato físico com parentes ou amigos, grande parte da população mundial desenvolveu diversas doenças mentais e transtornos.
O SUS, Sistema Único de Saúde, o qual foi e ainda é de extrema importância para o Brasil, apresenta programas de atenção psicossocial de forma gratuita para aqueles que precisam de tratamento ou que apresentam algum tipo de vício, como: drogas, álcool e crack. Contudo, estes programas estavam ocorrendo risco de serem fechados pelo governo do atual presidente do país, o que causaria para a população brasileira um grande problema social.
Com isso é perceptível que cada vez mais a população cresce com transtornos e doenças mentais prejudiciais, contudo muitas pessoas criticam aquelas que sofrem e acabam sendo preconceituosas, denomina-se esse tipo de atitude como “psicofobia”. Diante disso, é necessário que haja campanhas para a conscientização da sociedade quanto a doenças mentais e transtorno e que o governo repense sobre suas revogações quanto ao fechamento de programas extremamente importantes dentro do SUS para o tratamento de pessoas que sofrem diariamente com este tipo de doença.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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