Dessa forma, em primeira análise, a disfunção educacional é um desafio presente nesse cenário. Djamila Ribeiro, filósofa brasileira, afirma que: "para pensar soluções para uma realidade, devemos tirá-la da invisibilidade". Contudo, essa visão social errônea sobre doenças mentais está invisível ao povo brasileiro, uma vez que não há um ensino escolar relacionado à essa problemática no Brasil. A falta de conhecimento populacional sobre o assunto mantém um pensamento preconceituoso, causando a exclusão desse grupo pelos cidadãos. Logo, compreende-se que a educação é um fator de extrema importância para intervir nesse problema.
Ademais, é preciso destacar a ineficácia estatal como um entrave no que tange o tema. Para Thomas Hobbes, a responsabilidade de garantir o bem-estar social é do Estado. Entretanto, a realidade foge à esta afirmação, visto que o governo federal não age na divulgação do estigma relacionado às pessoas com transtornos psicológicos, nem na representação destas nas mídias sociais. Tal falta de ação faz com que estes indivíduos sejam ignorados e menosprezados, e, consequentemente, intensifica a problematização destes na sociedade. Desse modo, é evidente como a ineficiência governamental implica na resolução dessa situação.
Portanto, indubitavelmente, são necessárias medidas para intervir nesse problema. Para isso, o Ministério da Educação deve agir na divulgação desse cenário através de palestras e rodas de conversas nas escolas, a fim de eliminar o olhar preconceituoso sobre as vítimas em questão. Paralelamente, o poder público também pode dar espaço para estas na mídia televisiva, por meio de programas e anúncios. Assim, a necessidade de pertencer vai poder ser aproveitada também por aqueles que sofrem com doenças mentais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada