Em primeiro lugar, é importante destacar que existe uma negligência do público masculino no que se refere ao seu próprio bem-estar. Por conta disso, doenças que se tivessem sido descobertas desde o princípio poderiam obter resultados diferentes. Desse modo, segundo o levantamento realizado com pacientes do centro de Referência da Saúde do Homem, órgão da Secretária do Estado de São Paulo, 60% do total de pacientes chegam ao hospital com quadros considerados avançados. Infere-se, então, que a ida regularmente ao médico é de extrema importância para uma vida saudável e longa ao homem.
Em segunda análise, vale ressaltar a cultura enraizada na sociedade de que se admitir uma possibilidade de doença e a exposição ao profissional da saúde e consequentemente aos procedimentos clínicos, como o toque retal, é visto como uma "fraqueza" algo que é incompatível com a masculinidade. Nesse âmbito, de acordo com o Hipócrates, considerado o pai da medicina, "o homem saudável é aquele que possui um estado mental e físico em perfeito equilíbrio." Deduz-se logo que, o maior desafio para vencer essa estrave é penetrar a barreira cultural de modo que tal percepção possa ser mudada.
É necessário, portanto, medidas que possam alterar esse quadro. Nesse viés, urge ao Ministério da Saúde aperfeiçoar projetos voltados para o bem-estar masculino, a partir disso, o órgão público em parceria com o projeto Novembro Azul poderia fazer neste mês um especial de palestras com especialistas da área com o fim de alertar e conscientizar sobre os riscos que o descuido da saúde podem trazer. Ademais, criar programas direcionados para o tratamento e a prevenção de patologias específicas de homens com a finalidade de obter-se um resultado positivo e prolongar a expectativa de vida desde indivíduo. Dessa maneira, todos os cidadão terão os seus direitos assegurados tal como diz na Constituição.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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