Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência governamental e famíliar ao incentivo da criança e do adolescente, pois é perante a isso que existem tantos jovens nas ruas na prática de roubos e uso de drogas. A falta de incentivo ao estudo permite aos adolescentes seguirem outros caminhos.
Ademais, é fundamental apontar as dificuldades econômicas como um grande impulsionador ao problema enfrentado. Sabe-se que muitos jovens param de estudar cedo para poderem trabalhar e ajudar no sustento da casa, como é o caso das regiões mais pobres do Brasil. Diante a tal exposto que o Brasil é um país de terceiro mundo, pois os investimentos á educação são precários. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se portanto, a necessidade de combater esse obstáculo. Para isso é imprescindível que o governo por intermédio dos responsáveis da Educação, tome atitudes de maiores investimentos e condições de estudos para toda sociedade, a fim de reduzir os adolescentes nas ruas, e aumentar os mesmo em locais de ensino. Paralelamente é imperativo a utilização de palestra incentivando os pais do quão importante é impor o estudo aos filhos. Assim, consolidará uma sociedade com mais educação e menos crimes.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.