Deve-se pontuar, de início que diante da ineficiência da aplicação dos recursos tecnológicos na educação, a pobreza tem influência do aumento populacional das regiões urbanas das décadas de 1940 e 1950, devido ao capitalismo financeiro oriundo da Inglaterra. Nesse aspecto, o crescimento desenfreado das regiões urbanas favoreceu a periferização, que frente às desigualdades sociais limitou os estudantes das escolas públicas, de forma especial, para a utilização das tecnologias no aprendizado, acarretando na evasão. De fato, com a Covid-19 esse cenário se evidenciou, pois durante certo tempo a educação estava ocorrendo integralmente de forma virtual, entretanto, cabe salientar que essa problemática já existia e vai de encontro com a justiça social proposta por John Raws - filósofo político do século XX -, baseada na semelhança de direitos.
Sob esta ótica, houve por muitos estudantes de escolas públicas a sensação de desamparo que teve associação com a falta de acompanhamento individualizado e eficaz, cujo modelo deveria ser pautado na integração, por outro lado, diante do contexto massificado estabelecido por Adorno e Horkheimer - Filósofos da Escola de Frankfurt - de que os indivíduos tendem a agir de forma igual, houve a perspectiva tanto por parte dos professores, como dos alunos e da família de que só aprende na escola e de forma presencial, o que infelizmente associada a outros fatores, tensionou ainda mais a atmosfera educacional brasileira.
Portanto, o Estado deve fortalecer o uso de tecnologias nas escolas públicas, através da inserção de mais laboratórios de informática nesses ambientes, com técnicos que capacitem professores e alunos, para que estes se capacitem e possam utilizá-las em favor da educação. Além disso, nessas mesmas escolas, devem conter sistemas de informação de armazenamento com formulários de acompanhamento mensal, realizados pelos próprios professores aos alunos. Dessa forma, potencializar-se-á a democracia proposta por Montesquieu.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada