Em primeiro lugar, vale ressaltar que a forma como cada um utiliza a internet, dá origem a bolhas de conteúdo. Dessa forma, o filtro digital é causado pelo algoritmo de seleção dos conteúdos que são apresentados no feed de notícias, no qual utiliza informações capturadas do usuário e forma o seu perfil. Consoante a isso, partindo da teoria de Durkheim de que a sociedade é como um corpo biológico, entende-se que para tal funcionar bem, precisa que suas inevitáveis bolhas sociais trabalhem em conjunto, utilizando seus variados pontos de vista na criação de um mundo igualitário.
Em segunda análise, é notório que o efeito bolha tem restringido o acesso das pessoas á diversidade dos conteúdos , o que gera questionamentos quanto ao seu potencial antidemocrático. Esse "isolamento" tem custos pessoais e culturais podendo gerar consequências sociais como o racismo, xenofobia, bullying, homofobia. No entanto, essas relações tendem a fornecer apenas um ponto de vista, promovendo estranheza quando expostos ao diferente. Assim, recitando Einstein, é necessário sobriedade para desintegrar esses preconceitos enraizados na sociedade que estão acostumados a viver em sua bolha de comodidade.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham conter o efeito bolha. Para tanto, cabe ao Governo em parceria com Ministério da Educação promover desde a pré-escola a boa convivência com as diferenças, com a implementação de sistemas inclusivos nas escolas, e incentivar para debates e semanas culturais. Além disso, o Poder Legislativo deve criar um projeto de lei para combater o efeito bolha. Somente assim, a sociedade possuirá maior senso crítico em relação as informações que lhes forem apresentadas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.