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Por livia019
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#92110
O documentário "O dilema das redes relata os problemas que a internet, redes sociais, sites e aplicativos podem causar à saúde psicológica das pessoas. Com isso, ex-funcionários da área de tecnologia explicam como funcionam os algoritmos e como isso influencia no uso das redes em nosso cotidiano. Nessa perspectiva, nota-se que o efeito bolha é um problema agravado pelo uso das redes sociais.
Em primeiro lugar, vale ressaltar que a forma como cada um utiliza a internet, dá origem a bolhas de conteúdo. Dessa forma, o filtro digital é causado pelo algoritmo de seleção dos conteúdos que são apresentados no feed de notícias, no qual utiliza informações capturadas do usuário e forma o seu perfil. Consoante a isso, partindo da teoria de Durkheim de que a sociedade é como um corpo biológico, entende-se que para tal funcionar bem, precisa que suas inevitáveis bolhas sociais trabalhem em conjunto, utilizando seus variados pontos de vista na criação de um mundo igualitário.
Em segunda análise, é notório que o efeito bolha tem restringido o acesso das pessoas á diversidade dos conteúdos , o que gera questionamentos quanto ao seu potencial antidemocrático. Esse "isolamento" tem custos pessoais e culturais podendo gerar consequências sociais como o racismo, xenofobia, bullying, homofobia. No entanto, essas relações tendem a fornecer apenas um ponto de vista, promovendo estranheza quando expostos ao diferente. Assim, recitando Einstein, é necessário sobriedade para desintegrar esses preconceitos enraizados na sociedade que estão acostumados a viver em sua bolha de comodidade.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham conter o efeito bolha. Para tanto, cabe ao Governo em parceria com Ministério da Educação promover desde a pré-escola a boa convivência com as diferenças, com a implementação de sistemas inclusivos nas escolas, e incentivar para debates e semanas culturais. Além disso, o Poder Legislativo deve criar um projeto de lei para combater o efeito bolha. Somente assim, a sociedade possuirá maior senso crítico em relação as informações que lhes forem apresentadas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por abiaacs
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#92201
boa noite, Livia

Li seu texto e estarei deixando minhas observações em parêntese.


O documentário "O dilema das redes(") relata os problemas [que a internet, redes sociais, sites e aplicativos] (as novas tecnologias. faça a especificação nos desenvolvimentos) podem causar à saúde psicológica das pessoas. [Com isso, ex-funcionários da área de tecnologia explicam como funcionam os algoritmos e como isso influencia no uso das redes em nosso cotidiano] (tente trazer neste tópico frasal parte de sua argumentação, ou seja, já problematize, trazendo as causas e as consequências que serão tratadas ao longo do texto). Nessa perspectiva, nota-se que o efeito bolha é um problema agravado pelo uso das redes sociais.

Em primeiro lugar (procure outros conectivos de inicialização, já que seu texto é causa\consequência), vale ressaltar que a forma como cada um utiliza a internet, dá origem a bolhas de conteúdo (o que é essa bolha? tente destrinchar essa problemática). [Dessa forma, o filtro digital é causado pelo algoritmo de seleção dos conteúdos que são apresentados no feed de notícias, no qual utiliza informações capturadas do usuário e forma o seu perfil] (tópico frasal expositivo, tente argumentar mais). Consoante a isso, partindo da teoria de Durkheim de que a sociedade é como um corpo biológico, entende-se que para tal funcionar bem, precisa que suas [inevitáveis bolhas sociais] (cuidado com isso, pois o termo "bolha", de acordo com o documentado, é considerado como algo negativo para a sociedade) trabalhem em conjunto, utilizando seus variados pontos de vista na criação de um mundo igualitário. (ausência de tópico frasal de finalização)

Em segunda análise (procure conectivos que introduzem argumentos de consequências), é notório que o efeito bolha tem restringido o acesso das pessoas á diversidade dos (de) conteúdos , o que gera questionamentos quanto ao seu potencial antidemocrático. Esse "isolamento" tem custos pessoais e culturais podendo gerar consequências sociais como o racismo, xenofobia, bullying, homofobia. [No entanto, essas relações tendem a fornecer apenas um ponto de vista, promovendo estranheza quando expostos ao diferente] ( tópico frasal expositivo, procure adentrar mais a respeito dessas consequências, traga exemplos sobre isso). Assim, recitando Einstein, é necessário sobriedade para desintegrar esses preconceitos enraizados na sociedade que estão acostumados a viver em sua bolha de comodidade. (ausência de tópico frasal de finalização)

Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham conter o efeito bolha. Para tanto, cabe ao Governo(,) em parceria com Ministério da Educação(,) promover desde a pré-escola a boa convivência com as diferenças, com a implementação de sistemas inclusivos nas escolas, e incentivar para debates e semanas culturais (ausência de modo\meio e finalização). Além disso, o Poder Legislativo deve criar um projeto de lei para combater o efeito bolha. Somente assim, a sociedade possuirá maior senso crítico em relação as informações que lhes forem apresentadas (ausência do modo\meio e ausência de detalhamento).(mesmo que você apresentou duas proposta de intervenção, nenhuma está completa. o agente, modo\meio, detalhamento, ação e a finalização, cada um vale 40 pontos, o que somados são 200 pontos, você atingiu 120 pontos.)

para uma melhor linearidade e coerência, procure deixar seus desenvolvimentos na seguinte ordem: Tópico frasal de iniciação. Tópico frasal do repertório sócio cultural. Tópico frasal de argumentação. Tópico frasal de finalização\conclusão. Acredito que assim, você será pontuada positivamente, pela sua organização. Espero ter te ajudado de alguma forma. ;)

Se você acha que eu contribuí com seu aprendizado e que minha correção vale o preço de um café, meu pix é [email protected].
Além disso, fiquem a vontade de me mandar mensagem caso surjam dúvidas. ❤
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