Avatar do usuário
Por Flaviaa
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#53951
@Enem2021, irei corrigir seu texto!

Erre, corrija, erre e corrija novamente...
Assim sucessivamente...
Até que fique interessante...
0
Avatar do usuário
Por Flaviaa
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#53952
Correção do texto:
A PERSISTÊNCIA DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA SOCIEDADE BRASILEIRA
Usuário(a): @Enem2021

INTRODUÇÃO:

O Brasil hodiernamente, vem se destacando (fuja do gerúndio, meu caro) tem se destacado em um quesito não muito favorável na (1) infesto para a sociedade, : a persistência da violência contra a mulher (a vírgula não está errada, mas nesse caso, o sinal de dois pontos soa melhor já que após ele você apenas cita o tema). Desde os primórdios, a mulher vive em condição de submissão ao homem, entretanto, passados vários séculos, a mulher ganhou seu espaço na sociedade, mas a violência contra ela continua a existir (isso mostra que você entendeu a "persistência" do tema) (2).

Legenda:

possível erro (incerto)
erro
confuso
desnecessário
"melhorável"
(x): observações
repetição
(meus comentários)
sugestão (ou correção)
"stonkis"
Adequação ao tema
(_) espaço

...
Observações:

(1) Não caiu bem porque isso na verdade não é nada favorável. A expressão utilizada dá a entender que você tenta minimizar o problema - mesmo que não seja sua intenção-.

(2) Veja bem, aqui você usa dois conectivos adversativos em um mesmo período, isso não é legal. Sugiro que substitua o "entretanto" por "mesmo", quanto ao "mas" : pode mantê-lo ou trocá-lo por "entretanto".

...
:!: Comentários gerais:  Introdução incompleta, faltou a tese (causas/consequência do problema) :( . Sua introdução tem uma boa estrutura e ideia central, apenas atente-se às observações pois são pontos importantes.

DICA: lembre-se dos elementos necessários -> apresentação do tema + contextualização/problematização + tese (a ideia que você vai defender/ causa que irá atacar).

Erre, corrija, erre e corrija novamente...
Assim sucessivamente...
Até que fique interessante...
0
Avatar do usuário
Por Flaviaa
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#53953
Caso eu demore para trazer o restante da correção, pode mencionar-me novamente. As vezes acabo perdendo o texto por conta das notificações.

Erre, corrija, erre e corrija novamente...
Assim sucessivamente...
Até que fique interessante...
0
Avatar do usuário
Por Flaviaa
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#53954
Sinta-se a vontade para tirar suas dúvidas! ;)

Erre, corrija, erre e corrija novamente...
Assim sucessivamente...
Até que fique interessante...
0
Avatar do usuário
Por Enem2021
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#54043
@Flaviaa

Olá, obrigada pela ajuda. Gostaria de saber se eu poderia trocar o "entretanto" por "mas" ou "porém", ou mesmo manter assim, por que minha intenção é a contraposição das duas ideias :
"Desde os primórdios, a mulher vive em condição de submissão ao homem, entretanto, passados vários séculos, a mulher ganhou seu espaço na sociedade, mas a violência contra ela continua a existir."
0
Avatar do usuário
Por Flaviaa
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#54054
Enem2021 escreveu:@Flaviaa

Olá, obrigada pela ajuda. Gostaria de saber se eu poderia trocar o "entretanto" por "mas" ou "porém", ou mesmo manter assim, por que minha intenção é a contraposição das duas ideias :
"Desde os primórdios, a mulher vive em condição de submissão ao homem, entretanto, passados vários séculos, a mulher ganhou seu espaço na sociedade, mas a violência contra ela continua a existir."
Veja bem, nesse período você trouxe uma ideia, depois uma ideia oposta, e logo mais uma ideia oposta à segunda e concordante à primeira. Assim você usou dois conectivos de oposição em
um mesmo período, esse é o problema.

Proponho uma mudança:

"Desde os primórdios, a mulher vive em condição de submissão ao homem, mesmo passados vários séculos, e com seu espaço conquistado na sociedade, a violência contra ela continua a existir."

Ou,

"Desde os primórdios, a mulher vive em condição de submissão ao homem, passados vários séculos, a mulher ganhou seu espaço na sociedade, mas/entretanto/porém a violência contra ela continua a existir."

Observação: esse trecho poderia facilmente ser a abertura da sua introdução (apenas acrescentaria que é no Brasil), na sequência é só apontar a tese, e sua introdução estaria completa.

Eu entendi a sua intenção, a questão é que usar dois conectivos de oposição tão próximos traz a óptica de que você não soube separar e organizar as ideias em um período.

Erre, corrija, erre e corrija novamente...
Assim sucessivamente...
Até que fique interessante...
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
59 Exibições
por Mateus443321
1 Respostas 
89 Exibições
por baja
1 Respostas 
94 Exibições
por baja
1 Respostas 
107 Exibições
por Miks19
0 Respostas 
61 Exibições
por PereiraZn
0 Respostas 
50 Exibições
por Nicacior4f
0 Respostas 
40 Exibições
por Roxi
0 Respostas 
48 Exibições
por Roxi
1 Respostas 
136 Exibições
por Italopeixoto
0 Respostas 
42 Exibições
por Laylla

O longa-metragem "The Normal Heart&qu[…]

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

O Brasil, diante da democratização d[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM