Sob essa perspectiva, vale ressaltar que a negligência do Estado está entre as principais causas do revés. De acordo com a Constituição Federal de 1988, importante carta jurídica no país, a população tem assegurado o direito à educação, independentemente de gênero, classe social ou idade. Paulo Freire, importante filósofo brasileiro, enfatiza que a educação sozinha não muda a sociedade, mas sem ela, tampouco a sociedade muda. Fica claro, então, que essa inaceitável questão de descaso do Estado configura não só um desrespeito colossal, mas também uma desvalorização comunal.
Cabe destacar, ainda, que a falta de incentivo ao programa EJA também contribui negativamente para a persistência do impasse. Nesse sentido, o portal G1 expõe que em 2009, 37 mil escolas tinham turmas do EJA fundamental, já em 2018, houve uma queda para 24 mil turmas. É notório que o Poder Público não cumpre com seu papel como fornecedor de direitos mínimos, deixando a população à mercê dessa situação estrutural demasiadamente precária. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a se perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esse obstáculo. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação crie programas que enfatize sobre a importância da educação como sociedade, por intermédio das redes sociais e propagandas em rádios e televisões, chegando às partes de baixa classe social, que possuem poucas oportunidades, a fim de promover o acesso à educação para todos de forma igualitária. Assim, se consolidará uma associação mais produtiva e eficaz, com o Estado cumprindo o seu dever descrito na Constituição Federal de 1988.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada