Nesse sentido, o filme “ Escritores da liberdade”, baseado em uma história real, retrata a criação, da professora Erin Gruwell, de uma nova metodologia de ensino em que seus alunos, pertencentes de uma situação socioeconômica precária, pudessem expressar, através de diários, seus sentimentos e contar suas histórias, o que despertou o interesse e o sucesso acadêmico dos jovens. Divergente a esse contexto, no Brasil contemporâneo, pode-se afirmar que algumas instituições de ensino disseminam preceitos que julgam serem verdades absolutas e, por vezes, estimula os juvenis a reprovarem opiniões opostas. Decorrente disso, contasta-se a ausência de pluralidade de ideias e a restrição de senso crítico no ambiente escolar, ocasionando a alienação dos estudantes.
Outrossim, vale-se ressaltar que a criação de projetos de Lei que limitam o debate sobre política nas escolar como o “Escola sem Partido”, sem dúvidas colabora para retrair e estagnar o conhecimento e o debate entre os infanto-juvenis, uma vez que os priva do direito à informação e os “enclausura” na ignorância. Dessa forma, percebe-se que caso tais, retrógrados, projetos sejam efetivados, lamentavelmente, a liberdade de expressão e o acesso a todo tipo de informação será desmantelado, de modo que os alunos careçam de habilidades críticas.
Portanto, para reverter esse contexto, as Secretarías de Educação e os Conselhos Educacionais dos Estados devem reforçar a necessidade da postura ética é responsável dos professores e servidores, por meio da disposição de agentes dos órgãos públicos as escolas públicas e privadas para que fomentem reuniões aos educadores sobre a importância do desenvolvimento plural e crítico dos alunos. Assim, a formação libertadora e a integralidade dos posicionamento dos alunos serão assegurados e a educação fortificada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada