Sob esse viés, os problemas sociais impedem os mais pobres de estudarem, visto que precisam trabalhar para ajudar suas famílias. De acordo com o sociólogo brasileiro Jessé de Souza, a desigualdade social é o fator primário que leva a população de classe baixa a não ter acesso ao lazer, educação e saúde, tais coisas que o mesmo chama de “Capital Cultural”. Os jovens menos favorecidos saem das escolas e adentram ambientes precários e emergenciais para buscar uma vida um pouco mais digna ou ao menos ter o que comer. Sob essas circunstâncias, a possibilidade de conseguir estudar e participar das aulas é quase inexistente, explicando boa parte das evasões escolares.
Além disso, as próprias escolas têm dificuldade de mostrar aos alunos a importância da educação, impedindo os mesmos de desejar buscar o saber. De acordo com o ilustríssimo Paulo Freire, a educação não muda o mundo, ela muda as pessoas e as pessoas que mudam o mundo. Conhecer isso é essencial para entender a ineficácia educacional, afinal, nas escolas são ensinadas apenas a teoria de determinados assuntos. Uma educação baseada em “quatro paredes” e com grande escassez de projetos, torna o estudo algo cansativo e pouco criativo, afastando mais ainda os menos favorecidos por não entenderem o enorme poder de transformação que o ensino pode oferecer.
Para finalizar, é responsabilidade do Ministério da Educação e Cultura (MEC), em conjunto com o governo, introduzir um projeto que facilite o acesso a trabalhos juvenis legalizados, através de um aplicativo oficial que conecte empresas e jovens de todo o Brasil. Trazendo estabilidade para os mais necessitados sem tirá-los da escola. Assim como instigar a realização de projetos educacionais que levem o estudante a exercer seu protagonismo, liderança, empatia e fazendo-o ser transformado pela educação. Tais ações acabarão com a evasão escolar e mostrará mais histórias de superação, como a do protagonista de “Mãos Talentosas”.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.