Avatar do usuário
Por Jihh
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#128210
No filme “Mãos Talentosas” é mostrada a história de um médico negro pela qual viveu sua infância em uma realidade favorável ao abandono escolar, péssimas influências, alunos descompromissados e quase nenhum apoio externo para tirá-lo daquela situação. Apesar de não ser brasileira, essa obra diz bastante a respeito da realidade educacional do Brasil, país esse, onde facilmente é possível ver a alta taxa de evasão escolar e os grandes paradigmas que é necessário romper. Para acabar com o abandono, torna-se imprescindível solucionar a grande desigualdade social existente, assim como acabar com a ineficácia da educação, tornando-a realmente transformadora.
Sob esse viés, os problemas sociais impedem os mais pobres de estudarem, visto que precisam trabalhar para ajudar suas famílias. De acordo com o sociólogo brasileiro Jessé de Souza, a desigualdade social é o fator primário que leva a população de classe baixa a não ter acesso ao lazer, educação e saúde, tais coisas que o mesmo chama de “Capital Cultural”. Os jovens menos favorecidos saem das escolas e adentram ambientes precários e emergenciais para buscar uma vida um pouco mais digna ou ao menos ter o que comer. Sob essas circunstâncias, a possibilidade de conseguir estudar e participar das aulas é quase inexistente, explicando boa parte das evasões escolares.
Além disso, as próprias escolas têm dificuldade de mostrar aos alunos a importância da educação, impedindo os mesmos de desejar buscar o saber. De acordo com o ilustríssimo Paulo Freire, a educação não muda o mundo, ela muda as pessoas e as pessoas que mudam o mundo. Conhecer isso é essencial para entender a ineficácia educacional, afinal, nas escolas são ensinadas apenas a teoria de determinados assuntos. Uma educação baseada em “quatro paredes” e com grande escassez de projetos, torna o estudo algo cansativo e pouco criativo, afastando mais ainda os menos favorecidos por não entenderem o enorme poder de transformação que o ensino pode oferecer.
Para finalizar, é responsabilidade do Ministério da Educação e Cultura (MEC), em conjunto com o governo, introduzir um projeto que facilite o acesso a trabalhos juvenis legalizados, através de um aplicativo oficial que conecte empresas e jovens de todo o Brasil. Trazendo estabilidade para os mais necessitados sem tirá-los da escola. Assim como instigar a realização de projetos educacionais que levem o estudante a exercer seu protagonismo, liderança, empatia e fazendo-o ser transformado pela educação. Tais ações acabarão com a evasão escolar e mostrará mais histórias de superação, como a do protagonista de “Mãos Talentosas”.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por Jihh
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#128211
@DaviCarlin
@Sabina
@EvertonInd
@paulananda
@Maxy
@lais458
@Katsmoking
@DaviCarlin
@KelveSilva
@Howell
@Gia
@elloysa
@Sthefanysbm
@Raquelzinha
@Felipe082

Alguém poderia corrigir essa minha redação? Iniciei recentemente o meu estudo de redação e essa foi a primeira desse ano. Alguém poderia indicar os erros que cometi e o que posso melhorar? Vou fazer o ENEM pela primeira vez esse ano e quero estar preparado!! Desde já, muitíssimo obrigado!
0
Avatar do usuário
Por lais458
Quantidade de postagens
#128224
@Jihh

.Introdução:

- Sua introdução está bem construída ao relacionar o filme "Mãos Talentosas" com a realidade educacional brasileira. Porém, seria interessante estabelecer uma tese mais clara sobre como a desigualdade social e a ineficácia da educação contribuem para a evasão escolar.

Desenvolvimento:

- Seus argumentos são relevantes e bem embasados, utilizando referências de autores como Jessé de Souza e Paulo Freire para sustentar suas ideias.

- Procure articular melhor as partes do texto, garantindo uma transição suave entre os parágrafos para manter a coesão textual.

- Utilize conectivos adequados para estabelecer relações lógicas entre as ideias apresentadas.

Proposta de intervenção:

- Sua proposta de intervenção é pertinente ao sugerir um aplicativo oficial que facilite o acesso a trabalhos juvenis legalizados, além de projetos educacionais que estimulem o protagonismo dos estudantes.

- Para enriquecer ainda mais sua proposta, detalhe melhor cada etapa (ação, agente responsável pela ação, modo/meio de execução da ação e seu efeito) para torná-la mais completa.

Conclusão

- A conclusão poderia reforçar os argumentos apresentados ao retomar brevemente os principais pontos discutidos no desenvolvimento do texto.

Em resumo, sua redação possui bons elementos estruturais e argumentativos. Ao revisitar esses aspectos apontados acima e buscar maior articulação entre as partes do texto, você poderá fortalecer ainda mais sua escrita dissertativa-argumentativa. Parabéns pelo esforço!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
88 Exibições
por dell
5 Respostas 
221 Exibições
por JoaoPedro72
Desafios para combater a evasão escolar
por Laizakailane    - In: Outros temas
0 Respostas 
159 Exibições
por Laizakailane
1 Respostas 
155 Exibições
por annaluiza5
0 Respostas 
102 Exibições
por Aninha11
0 Respostas 
86 Exibições
por cyelsantoos
Caminhos para evasão escolar no Brasil
por elo1916    - In: Outros temas
0 Respostas 
48 Exibições
por elo1916
6 Respostas 
972 Exibições
por Maxy
3 Respostas 
217 Exibições
por Samara102006
1 Respostas 
232 Exibições
por luisnetto

John lock , filósofo inglés destaca-[…]

O artigo 6 da constituição federal d[…]

O autismo é um transtorno do desenvolviment[…]

A lei nº 12.965, conhecida como marco civil d[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM