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Por LethicyaAlb
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Em sua obra "ensaio sobre a cegueira" o escritor português José Saramargo descreve uma cidade fictícia na qual, paulatinamente, as pessoas vão ficando cegas. Na trama, o autor usa essa alegoria para criticar a falta de altruísmo e cooperação no mundo contemporâneo, no qual os indivíduos se preocupam cada vez menos com o bem-estar coletivo. Ao transpor a ficção e analisar tal conjuntura brasileira, percebe-se que a obra é exemplifica a realidade vivenciada no país, uma vez que a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil, representa um problema que não recebe a devida atenção no território nacional.
Diante desse cenário, nota-se a inoperância governamental como fator agravante da invisibilidade do trabalho da mulher no Brasil. Conforme o geógrafo Milton Santos, em seu texto "As Cidades Mutiladas", a cidadania atinge a plenitude de sua eficácia quando os direitos do corpo social, em sua totalidade, são homogeneamente desfrutados. Todavia, no contexto hodierno, a passividade do Estado distancia a mulher dos direitos constitucionalmente garantidos, à medida que a sociedade brasileira passa por transformações sociais a sociedade brasileira passa por transformações.
Ressalta-se, ademais que o trabalho de cuidado não remunerado potencializa esse cenário. Nesse viés, segundo José Saramargo. Diante de tal exposto, mais um fator de agravamento é o preconceito com este grupo social. Em decorrência disso mantém-se o quadro de ausência de ações sociais efetivas no que tange à reversão desse contexto, fragilizando, com isso a cidadania plena do país.
Diante do exposto, denota-se A urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portanto, cabe ao Estado promover visibilidade no meio social para maior reconhecimento desse grupo, mediante a realização de palestras. Tal ação terá como finalidade a maior inclusão e maior reconhecimento das mulheres no mercado de trabalho. Assim, à luz da perspectiva de Saramago, podemos mitigar a cegueira moral que permeia essa questão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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