Por conseguinte, as múltiplas divulgações tem sido um impasse para a sociedade. Para o pensador Andrés Gianni, " o excesso de informação é confusão.". Ou seja, enquanto a ausência de conhecimento pode ocasionar a falência mental de um indivíduo, o excesso da mesma pode causar confusão. Em uma sociedade empresarial onde existem diversas instituições empreendedoras - como os comércios, as butiques, as imobiliárias - interessadas em ganhar lucros decorrentes dos seus ofícios; a urgência de obter reconhecimento e uma estabilidade financeira impecável, mesmo que, isso implique na visibilidade e destaque excessivo das mercadorias em público.
Além disso, outro fator que instiga é a ação precipitada do consumidor em gastar sem necessidade. O pensador Leandro Bahiah, afirma que " uma sociedade consumista é formada de pessoas vazias.”, sobre essa lógica, deve-se expor que a maioria das pessoas buscam suprir suas mazelas de vida - como os problemas conjugais ou familiares - através das aquisições de bens, mesmo que, essas ações influenciem diretamente nos outros setores de vivência do indivíduo, resultando em clientes continuamente insatisfeitos.
Empreende-se portanto, a necessidade de combater a prática do consumismo induzivo na sociedade brasileira. Para isso, o Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor (Idec) deve promover campanhas e palestras para ampliar o conhecimento dos consumidores em relação ao controle financeiro e ao cuidado que se deve adquirir ao comprar sem a devida precisão, a fim de causar consciência na população. De maneira paralela, deve-se conscientizar também os grupos mercartórios sobre os impactos negativos que as publicidades em extravagância podem causar nos grupos alvos dos mesmos.
Dessa forma, a poluição visual pode ser alterada, resultando em efeitos positivos e benéficos para ambos os lados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.