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Por jnogueira
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#116228
O filósofo Raimundo Teixeira Mendes, em 1889, adaptou o lema positivista " Ordem e Progresso", não só pela Bandeira Nacional, mas também para a nação que, no contexto hodierno, enfrenta significativas adversidades para o seu crescimento. Lamentavelmente, entre eles os prejuízos da poluição visual para a sociedade brasileira representa um oposto à máxima do símbolo pátrio. Com efeito, é imprescindível enunciar a negligência governamental e a falta de informação.
Primordialmente, é imperioso notar que a negligência do Estado potencializa os prejuízos da poluição visual na sociedade. Segundo Hebert José de Sousa, sociólogo brasileiro e ativista dos direitos naturais, o desenvolvimento humano só será efetivado quando a sociedade afirmar 5 princípios fundamentais: liberdade, igualdade, solidariedade, diversidade e participação. Sob esse viés, a baixa atuação das autoridades, perante princípios importantes, compreende-se, assim, o porquê da negligência sem efetivas intervenções. Desse modo, é necessário que a problemática seja revertida.
Ademais, é fundamental apontar a falta de informação como impulsionador do problema. De acordo com Emile Durkheim, sociólogo francês, o indivíduo só poderá agir na medida em que aprender a conhecer o contexto em que está inserido, a saber quais são suas origens e as condições de que depende. Partindo desse pressuposto, esse desconhecimento sobre políticas concretas no país produz na sociedade percepções equivocadas a respeito da poluição visual. Logo, é inaceitável que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a consolidação de políticas públicas que visem a construção de uma sociedade igualitária. Dessarte, com o propósito de mitigar os prejuízos da poluição visual para a sociedade, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione recursos que, por intermédio do Ministério do Meio Ambiente, serão revertidos em verbas governamentais em campanhas publicitárias que especifiquem à eficácia de políticas concretas, sugerindo à comunidade brasileira criar o hábito de buscar informações. Assim, torna-se-á possível o lema positivista.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por AthenaJBM
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#120633
1. Na introdução, faltou a devida apresentação das teses, você apenas colou no final do parágrafo e não deixou claro se eram realmente as teses a serem apresentadas. EX : "...Com efeito, é imprescindível enunciar a negligência governamental e a falta de informação como as principais agravantes do quadro.".
2. Lhe aconselho a usar outro conectivo no D1, pois, conectivos como primeiramente, primordialmente, inicialmente e demais com o mesmo significado dão a ideia de que são a primeira coisa a ser dita no texto, porém, antes do D1 veio a INTD. Alguns conectivos que encaixariam são: Diante disso, Desse modo, Desse jeito...
3. Dica para poupar espaço no D1, use o nome "Betinho" quando for usar esse repertório, só para poupar espaço mesmo.
4. O seu D1 praticamente não tem argumentação, você não conseguir dizer porque negligência governamental potencializa o problema. Quais são esses princípios importantes que as autoridades não atuam? Como vou compreender algo que você não deixou claro? tem haver com o tema? pode ser qualquer outra coisa já que não está explicito.
5. O mesmo problema citado no número D1 se repete no D2, falta aprofundamento argumentativo, quem faz? por que? de exemplos dessas ações, quais as consequências dessas supostas ações.
6. A primeira frase colocada na conclusão ficaria melhor como fechamento crítico no D2,logo, sua conclusão começaria no "Destarte...".

Conclusão:
C1: Achei somente 2 erros, e como o permitido no ENEM são três vou dar 200 para você nessa competência.
C2: Pelo que eu vi, você conseguiu compreendeu o tema de um modo meio superficial , 120.
C3: 80.
C4: 80.
C5:200.

Lhe aconselho a ler redações que tiraram uma nota alta aqui no site, melhor ainda seria ler redações que conseguiram nota mil no ENEM, preste atenção em como foi construída a argumentação e a estrutura de cada etapa da redação ( INRD, D1 e D2 e CNL)
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