Primordialmente, é imperioso notar que a negligência do Estado potencializa os prejuízos da poluição visual na sociedade. Segundo Hebert José de Sousa, sociólogo brasileiro e ativista dos direitos naturais, o desenvolvimento humano só será efetivado quando a sociedade afirmar 5 princípios fundamentais: liberdade, igualdade, solidariedade, diversidade e participação. Sob esse viés, a baixa atuação das autoridades, perante princípios importantes, compreende-se, assim, o porquê da negligência sem efetivas intervenções. Desse modo, é necessário que a problemática seja revertida.
Ademais, é fundamental apontar a falta de informação como impulsionador do problema. De acordo com Emile Durkheim, sociólogo francês, o indivíduo só poderá agir na medida em que aprender a conhecer o contexto em que está inserido, a saber quais são suas origens e as condições de que depende. Partindo desse pressuposto, esse desconhecimento sobre políticas concretas no país produz na sociedade percepções equivocadas a respeito da poluição visual. Logo, é inaceitável que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a consolidação de políticas públicas que visem a construção de uma sociedade igualitária. Dessarte, com o propósito de mitigar os prejuízos da poluição visual para a sociedade, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione recursos que, por intermédio do Ministério do Meio Ambiente, serão revertidos em verbas governamentais em campanhas publicitárias que especifiquem à eficácia de políticas concretas, sugerindo à comunidade brasileira criar o hábito de buscar informações. Assim, torna-se-á possível o lema positivista.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.