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Por dekostos
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#128105
É sabido, graças ao veículo de notícias online, o G1, que em 2020 apresentou uma matéria na qual informava que muitos usuários de serviços bancários através da internet, tiveram seus dados expostos nas primeiras realizações de transferências monetárias utilizando o sistema, recém implementado à época, PIX. Que deveria estar seguramente validado para seu funcionamento e afinal precisamos ter acesso a tais tipos de programa sem a devida segurança mínima para uso?
Devido à necessidade de melhorias no custo total para o consumidor de bancos, custos esses sendo de tempo, financeiro, enérgico e de psique, foi pensado uma nova maneira de transferência de valores monetários que utilizasse do advento tecnológico e suas ferramentas modernas para aumentar conforto e suprir necessidades até de cunho acessível para PCD (pessoas com deficiência) que reduzisse os esforços feitos também pelo público alvo geral ao precisar realizar uma transação bancária que até tal ano enunciado (2020) era limitado apenas a TED (Transferência entre bancos) e DOC (Documento de crédito). Devido a isso, foi-se criado o sistema PIX para uso nacional brasileiro como forma alternativa aos meios convencionais existentes de troca de valores. Sendo muito eficiente e de maneira abrangente adotado pela população brasileira pela sua facilidade e economia de tempo e rápida solução financeira.
Entretanto, este serviço apresentou falhas de segurança que comprometiam os dados de seus usuários que variaram desde, vazamento de informações pessoais como endereço e situação financeira possibilitando fraudes como desvio de dinheiro, clonagem de cadastros de cunho pessoal configurado como falsidade ideológica e abuso de cidadãos leigos digitalmente mostrando a sua fragilidade. Fragilidade essa extremamente grave, pois expôs dados da população brasileira para criminosos por apressar o uso nacionalmente de uma ferramenta pouco testada e confiável. Assim gerando um efeito de desconfiança na população, que se é essencial para um banco manter seus clientes já que deveria ser uma zona segura monetariamente para todos.
Concluíndo então, de que precisamos, sim, da tecnologia para termos uma qualidade de vida melhor, porém não devemos nunca detratar necessidades básicas sendo negligentes como neste caso recente envolvendo segurança cibernética em função do acesso rápido de alguma ferramenta não validada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por lais458
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#128149
@dekostos

- Sua introdução apresenta uma informação relevante sobre as falhas de segurança do sistema PIX, mas poderia ser mais clara na exposição do problema.

- Procure desenvolver melhor a tese logo no início da redação para deixar claro ao leitor qual será o ponto central do seu texto.

- Seu desenvolvimento traz informações importantes sobre a criação e implementação do sistema PIX, bem como os benefícios esperados com sua utilização.

- É fundamental relacionar essas informações à questão da segurança cibernética e às consequências das falhas identificadas no sistema.

- Utilize dados estatísticos ou exemplos concretos para embasar seus argumentos e torná-los mais consistentes.

- A conclusão retoma de forma sucinta os problemas apontados anteriormente, reforçando a importância da segurança cibernética.

- Sugiro que você amplie um pouco mais esse trecho, destacando a necessidade de medidas efetivas por parte das instituições responsáveis pela segurança digital.

- Em termos de coesão textual, é importante utilizar conectivos adequados para articular as ideias ao longo do texto.

Por exemplo:

- "Devido à necessidade... foi pensado" -> "Diante da necessidade... surgiu a proposta".

- "Entretanto" -> Pode-se substituir por "No entanto", para variar o uso dos conectivos adversativos.

- Você não elaborou uma proposta específica neste texto; sugiro que pense em possíveis soluções ou medidas preventivas que poderiam ser adotadas pelas instituições financeiras ou pelo governo para garantir maior segurança nos sistemas digitais.

Em resumo, sua redação possui bons elementos iniciais sobre os desafios enfrentados no combate aos crimes cibernéticos no Brasil, mas pode se beneficiar de uma estrutura mais organizada e argumentativa ao longo do desenvolvimento do tema. Lembre-se sempre de conectar suas ideias com clareza e fundamentá-las com exemplos relevantes para fortalecer seus argumentos.
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