Devido à necessidade de melhorias no custo total para o consumidor de bancos, custos esses sendo de tempo, financeiro, enérgico e de psique, foi pensado uma nova maneira de transferência de valores monetários que utilizasse do advento tecnológico e suas ferramentas modernas para aumentar conforto e suprir necessidades até de cunho acessível para PCD (pessoas com deficiência) que reduzisse os esforços feitos também pelo público alvo geral ao precisar realizar uma transação bancária que até tal ano enunciado (2020) era limitado apenas a TED (Transferência entre bancos) e DOC (Documento de crédito). Devido a isso, foi-se criado o sistema PIX para uso nacional brasileiro como forma alternativa aos meios convencionais existentes de troca de valores. Sendo muito eficiente e de maneira abrangente adotado pela população brasileira pela sua facilidade e economia de tempo e rápida solução financeira.
Entretanto, este serviço apresentou falhas de segurança que comprometiam os dados de seus usuários que variaram desde, vazamento de informações pessoais como endereço e situação financeira possibilitando fraudes como desvio de dinheiro, clonagem de cadastros de cunho pessoal configurado como falsidade ideológica e abuso de cidadãos leigos digitalmente mostrando a sua fragilidade. Fragilidade essa extremamente grave, pois expôs dados da população brasileira para criminosos por apressar o uso nacionalmente de uma ferramenta pouco testada e confiável. Assim gerando um efeito de desconfiança na população, que se é essencial para um banco manter seus clientes já que deveria ser uma zona segura monetariamente para todos.
Concluíndo então, de que precisamos, sim, da tecnologia para termos uma qualidade de vida melhor, porém não devemos nunca detratar necessidades básicas sendo negligentes como neste caso recente envolvendo segurança cibernética em função do acesso rápido de alguma ferramenta não validada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.