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Por LauraK
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    O tráfico ilícito de entorpecentes e drogas cresce cada vez mais e é considerado crime no Brasil, de acordo com o Código Penal (CP). A partir disso, é relevante discorrer acerca do papel da Polícia Federal (PF) no combate dessa prática, dos impactos gerados pelo tráfico na sociedade e sobre as ações capazes de contribuir para a dizimação desse crime.
      Inicialmente, a PF possui papel importante no combate ao tráfico de drogas, conforme previsto no Artigo 144. Nesse viés, a Constituição Federal (CF/88) criminaliza essa prática. Sendo assim, cabe ao Órgão possuir policiais preparados para combatê-la, principalmente nas vias marítimas, visto que é um dos locais com maior incidência de contrabando.
        Ainda, é nítido que tanto o tráfico quanto o uso de drogas possuem impacto negativo na sociedade e colocam em risco a segurança pública. A exemplo disso, citam-se os jornais que mostram diariamente a realidade de famílias brasileiras vítimas do tráfico, que perdem seus entes queridos e são, constantemente colocadas em perigo. Assim, situações como troca de tiros entre traficantes, principalmente em locais economicamente desfavorecidos - como comunidades e periferias - fazem parte do dia a dia de pessoas inocentes.
          Ademais, nota-se que a maioria dos traficantes é composta por pessoas que cresceram nas periferias, desassistidas e, muitas vezes, sem o básico: educação, saúde, cultura e alimentação de qualidade (direitos previstos na Carta Magna). Nesse contexto, enfatiza-se a importância de fornecer, principalmente às crianças e aos jovens, acesso à educação, à cultura e ao lazer, para que eles tenham oportunidades e perspectiva de futuro e não apelem para o mundo das drogas. Assim, por meio de projetos sociais esportivos, culturais e artísticos torna-se possível ajudar esses cidadãos a mudar de vida.
          Competência 1

          Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

          Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

          Competência 2

          Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

          Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

          Competência 3

          Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

          Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

          Competência 4

          Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

          Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

          Competência 5

          Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

          Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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