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Por Daniloo
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#126964
Segundo Nelson Mandela, a Educação "é a arma mais poderosa que você pode usar para salvar o mundo". Entretanto, pode-se notar que a mesma, no Brasil, é acentuada pela desigualdade social, através de projetos como o Novo Ensino Médio, impedindo que a frase do ativista sul-africano possa valer para os estudantes brasileiros. Tal proposta educacional acaba trazendo, por consequências, o aprofundamento das desigualdades entre as escolas públicas e privadas, além da redução da liberdade de escolha dos estudantes.
De acordo com a Lei 13.415/2017 - que estabelece os parâmetros desta reforma -, a carga horária de 2400 horas passa a aumentar para 3000, sendo 1800 para a Formação Geral Básica, e as 600 antes pertencentes a este setor passam para a chamada Parte Flexível, de 1200 horas. Isso significa que, nas escolas públicas, houve a "necessidade" de excluir as disciplinas tradicionais, como Filosofia e Sociologia, a fim de substituir-lás pelos chamados Itinerários Formativos, enquanto nas particulares, acrescentaram-se estes itinerários na grade curricular sem alterar a quantidade de matérias, fazendo os alunos de rede pública acabarem prejudicados, especialmente se tiverem interesse em fazer algum vestibular.
Outrossim, pode-se citar novamente os Itinerários Formativos, estes sendo 5 trilhas de aprofundamento, sendo 4 para as áreas do conhecimento, e 1 para a Formação Técnica e Profissional. Apesar de teoricamente garantir aos estudantes que estes pudessem escolher qualquer um, isto não é a realidade, como prova o site Brasil de Fato, que afirma que, em São Paulo, apenas 35% das escolas estaduais oferecem pelo menos 2 itinerários, obrigando a estes alunos a escolher algo que, na maioria das situações, não é de seu desejo.
Com isso, pode-se entender que o Novo Ensino Médio, apesar de parecer ser algo inovador, na realidade, é um causador de desigualdades, beneficiando apenas aos mais ricos. Assim, visa-se necessário que o Governo Federal, em conjunto com o Ministério da Educação, cancelem esta lei e realizem consultas públicas, palestras e seminários com toda a comunidade escolar a fim de definir uma nova proposta para o Ensino Médio, levando a possibilidade de, no futuro, que as próximas gerações possam ter acesso a uma educação de qualidade e que possam, por meio dela, mudar o mundo, como afirma Nelson Mandela.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Daniloo
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#126965
@caio452 Oi amigo, tudo bem? Você poderia corrigir minha redação? Eu gostei muito da sua correção na minha última, vai ser de grande valia para mim! ❤️
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Por Daniloo
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#126970
@JoaoPedro72 @Nayanne Conferi as redações que vocês corrigiram, e vocês foram gigantes! Vocês poderiam corrigir minha redação, se assim for possível?
1
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Por Nayanne
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#126973
Desculpe a demora. Vamos lá...
Daniloo escreveu:@JoaoPedro72 @Nayanne Conferi as redações que vocês corrigiram, e vocês foram gigantes! Vocês poderiam corrigir minha redação, se assim for possível?

essas aspas podem ser desde o inicio da citação
Segundo o ativista Nelson Mandela, "a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para salvar o mundo". Entretanto, a realidade brasileira distancia-se do promovido pelo ativista, uma vez que a desigualdade social perdura no tecido social brasileiro, tendo em vista a implantação do novo ensino médio. Diante disso, a mudança no sistema educacional brasileiro, por consequência implica na promoção do aumento das desigualdades sociais entre o sistema público e privado, além de (Não usaria esse argumento, poderia implicar por ex: falhas governamentais- onde o governo impõe a implantação do novo ensino médio, porém não detém da estrutura necessária para tal mudança).
DESENVOLVIMENTO:
TÓPICOS FRASAIS ( NESSE CONTEXTO, É LÍCITO POSTULAR ---------------------------------(A CAUSA POSTA NA INTRODUÇÃO) COMO CONTRIBUINTE DESSE REVÉS/PROBLEMÁTICA.
GOSTEI DA SUA EXPOSIÇÃO, MAS PROCURE ORGANIZAR MAIS EM SEU TEXTO, TA MUITO SOLTO SEUS ARGUMENTOS. ( A DESIGUALDADE SOCIAL PRESENTE NO NOVO ENSINO MÉDIO PODERIA SER ( A NECESSIDADE QUE MUITOS TEM DE TRABALHAR, CAUSANDO ASSIM UMA EVASÃO ESCOLAR, ENQUANTO O SETOR PRIVADO DETÉM DE ALUNOS ELETIZADOS, OS QUAIS NÃO POSSUEM MUITAS VEZES A NECESSIDADE DE LARGAR A ESCOLA PARA PODER SOBREVIVER).

D2: TÁ MUITO EXPOSITIVO E REPETITIVO, ALÉM DA FALTA DO TÓPICO FRASAL. ACONSELHO VOCÊ SE UTILIZAR DE UM ROTEIRO PARA ESCREVER A REDAÇÃO, VOU TENTAR DEIXAR O ARQUIVO PRA VC TER NOÇÃO.

CONCLUSÃO: TÓPICO FRASAL, O GOVERNO JÁ É O CONJUNTO DOS MINISTÉRIOS, ENTÃO NÃO ACHO INTERRESSANTE COLOCAR.
MODO, MEIO, AGENTE, FINALIDADE, DETALHAMENTO (OS 5 TÓPICOS DE UMA CONCLUSÃO).

SOU APENAS ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO, MAS ESPERO TER AJUDADO.
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Por caio452
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#127058
Parágrafo 1
Segundo Nelson Mandela, a Educação "é a arma mais poderosa que você pode usar para salvar o mundo". --> educação, com letra minúscula. As aspas devem estar antes de "a educação" ou logo após "é"
Entretanto, pode-se notar que a mesma, no Brasil, é acentuada pela desigualdade social --> o termo "a mesma" não pode ser utilizado para retomar algo dito anteriormente. Use, por exemplo, "esta". No entanto, a palavra "acentuada" foi utilizada de maneira incorreta. Ela tem significado próximo de "valorizar" nesse contexto, e não faz sentido dizer que a educação é valorizada pela desigualdade social
através de projetos como o Novo Ensino Médio --> prefira "por meio de" em vez de "através de"

Parágrafo 3
garantir aos estudantes que estes pudessem --> possam
obrigando a estes alunos --> obrigando estes
a escolher algo que, na maioria das situações, não é de seu desejo --> por que na maioria das vezes?

O problema que chama mais atenção no texto é a argumentação, feita nos parágrafos 2 e 3. São apresentadas informações demais, as quais ocupam espaço que deveria ser destinado à argumentação. Isso acabou tornando o texto mais expositivo que argumentativo.
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