Primeiramente, deve-se ressaltar que o descanso do Governo possui íntima relação com o revés. Acerca disso, o filósofo Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", defende a obrigação do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso do corpo social. As autoridades, no entanto, vão contra as ideias de Hobbes, uma vez que não possuem um papel ativo em relação à segurança escolar e, por consequência disso, uma pesquisa realizada pelo site "sentado notícias", em 2023, apontam que cerca de 6,7 milhões de brasileiros foram afetados pela violência escolar, mostrando assim um alto teor de violência no ambiente escolar. Desse modo, parcelas dessas vítimas não recebem o tratamento adequado para superar esse trauma e, por isso, acabam gerando algum distúrbio psíquico, afetando assim, o futuro das mesmas. Isso ocorre porque, infelizmente, não existem políticas públicas eficazes para garantir a segurança dos cidadãos brasileiros.
Ademais, a falha educacional também é causadora do problema. A esse respeito, o educador Paulo Freire, em sua obra "Pedagogia do Oprimido", afirma que a educação brasileira é bancária, ou seja, conteudista. Sob esse viés, denuncia-se um sistema de ensino falho que, ao focar na profissionalização devido a metodologia tecnicista, infelizmente, negligencia saberes importantes, como bullying, saúde mental, igualdade racial, para o convívio em uma sociedade mais justa e democrática. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.
Fica evidente, portanto, a necessidade de garantir à segurança nas escolas do Brasil. A princípio, é dever das escolas, responsável pela formação cidadã, abordar com mais frequência o bullying, por meio de debates e rodas de conversas sobre as consequências dessa prática. Ao mesmo tempo que cabe ao Estado, principal responsável pelo bem-estar do povo, investir em mais verbas na segurança escolar, ao fim de tornar as escolas um lugar seguro. Desta maneira, os brasileiros verão o direito garantido pela Constituição, como uma realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.