Sob esse viés, nota-se que a superproteção materna favorece essa conjuntura. Isso ocorre porque muitas mães criam grandes estímulos de autossuficiência no cuidado com suas crias à ausência da figura paterna no cuidado diário, devido aos estereótipos sociais. Dessa forma, é notório que tal cenário auxilia no desacordo do âmbito familiar, uma vez que, muitas vezes, não há interesse no contato do progenitor com a criança, o que consequentemente dificulta a criação de laços afetuosos entre eles. Nesse sentido, o abandono paterno, mostrado pela atriz Luana Piovani em suas redes sociais ao declarar que o pai de seus filhos não faz falta, pois não é presente, assemelha-se ao que é dissipado na sociedade atual. Logo, a resolução de tal óbice é necessária.
Além disso, cabe ressaltar que a pouca abertura familiar intensifica esse revés. Isso ocorre, pois, muitas vezes, os sentimentos dos menores não são levados em consideração no que tange à questão da alienação parental, devido a fins econômicos, por exemplo. Dessa forma, detecta-se que tal panorama impacta na formação do indivíduo, potencializando o surgimento de doenças mentais, como a depressão, e consequentemente podendo deixar traumas eternos. Sob tal óptica, nota-se que o relacionamento familiar estremecido retratado na música "Pais e Filhos" da banda Legião Urbana, em que é retratado o abandono familiar e desentendimentos do cotidiano, lembram-se às vivências familiares atuais. Sendo assim, de suma importância a mitigação de tal quadro.
Portanto, urge ao Conselho Tutelar, responsável por zelar pelo bem-estar infantojuvenil, conscientizar os pais por meio de palestras que tratam sobre o psicológico de seus filhos diante de tal prática, para que a mesma seja mitigada. Concomitantemente, o cabe à escola, responsável pela formação crítica do indivíduo, oferece apoio socioemocional por meio do oferecimento de conversas com psicólogos, a fim de que os direitos garantidos pelo ECA sejam devidamente efetivados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.