Modelo: IF
Desde a década de 1500, ano marcado pela chegada dos portugueses no Brasil, mudanças na vida de nativos do local, de negros e minorias vêm ocorrendo constantemente, entre elas o grande aumento da violência. Passados mais de cinco séculos, vemos que a sociedade ainda é afetada devido ao passado, sendo assim, uma menor parte da população sofre de forma desigual.
Inicialmente, é de conhecimento que as pequenas comunidades mencionadas, geralmente são mais afetadas. As mulheres, mesmo em maior quantidade, são grandes vítimas da violência. Segundo o documentário "Linha Direta", a cada sete horas, pelo menos uma mulher é morta. Vale ressaltar também, que a violência não se resume só a física, mas também psicológica, entre outras.
Ademais, nota-se que lugares precários tendem a ser mais violentos, principalmente devido à falta de investimentos na segurança. A novela "Vai na Fé" retrata um fato, que é a diferença entre a periferia e locais de condições estáveis no Rio de Janeiro, a periferia sofre com diversos problemas, onde a violência se espalha e se torna algo "comum" na convivência dos cidadãos.
Portanto, sob essa perspectiva, infere-se que existe uma Desigualdade na distribuição na violência desde muitos anos, pessoas inferiorizadas pela sociedade estão sujeitas à vivenciar o problema com mais frequência. Para uma melhora nessa causa será necessário que esses indivíduos tenham mais visibilidade e que o Estado tome iniciativas para melhores investimentos nesses locais. Assim, a violência poderá diminuir com o passar dos anos, resultando numa sociedade mais pacífica.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.