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Por Petalarafa
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#115645
Título: Desigualdade violenta
Modelo: IF

Desde a década de 1500, ano marcado pela chegada dos portugueses no Brasil, mudanças na vida de nativos do local, de negros e minorias vêm ocorrendo constantemente, entre elas o grande aumento da violência. Passados mais de cinco séculos, vemos que a sociedade ainda é afetada devido ao passado, sendo assim, uma menor parte da população sofre de forma desigual.

Inicialmente, é de conhecimento que as pequenas comunidades mencionadas, geralmente são mais afetadas. As mulheres, mesmo em maior quantidade, são grandes vítimas da violência. Segundo o documentário "Linha Direta", a cada sete horas, pelo menos uma mulher é morta. Vale ressaltar também, que a violência não se resume só a física, mas também psicológica, entre outras.

Ademais, nota-se que lugares precários tendem a ser mais violentos, principalmente devido à falta de investimentos na segurança. A novela "Vai na Fé" retrata um fato, que é a diferença entre a periferia e locais de condições estáveis no Rio de Janeiro, a periferia sofre com diversos problemas, onde a violência se espalha e se torna algo "comum" na convivência dos cidadãos.

Portanto, sob essa perspectiva, infere-se que existe uma Desigualdade na distribuição na violência desde muitos anos, pessoas inferiorizadas pela sociedade estão sujeitas à vivenciar o problema com mais frequência. Para uma melhora nessa causa será necessário que esses indivíduos tenham mais visibilidade e que o Estado tome iniciativas para melhores investimentos nesses locais. Assim, a violência poderá diminuir com o passar dos anos, resultando numa sociedade mais pacífica.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Petalarafa
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#115647
Oi, meus amores! Só queria deixar claro que fazia um tempinho que eu não treinava 🐸 tava com umas provas esses dias e ainda assim não sou tão boa. Espero que entendam as notificações que eu não atendi, gostaria de ter ajudado vocês, mesmo não sendo tão boa, prometo que vou voltar melhor (eu acho), beijos!!!
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Por OlrenBeat
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#115685
NOTA FINAL 800!
Olá! Vamos à correção da sua redação?

Em primeiro lugar, é importante destacar que você apresentou uma boa estrutura dissertativa-argumentativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão. No entanto, há alguns pontos a serem melhorados para atender aos critérios do Enem.

Na introdução, você trouxe um panorama histórico sobre as mudanças ocorridas no Brasil desde a chegada dos portugueses até os dias de hoje. Entretanto, faltou uma tese clara e objetiva que indicasse qual seria o foco da sua argumentação. É fundamental que o leitor saiba logo de início qual será o tema abordado na redação.

No desenvolvimento do texto, você apresentou dois argumentos relevantes: a violência contra mulheres e a relação entre lugares precários e aumento da violência. Ambos foram bem fundamentados com exemplos concretos retirados de documentário e novela televisiva. Contudo, faltou uma conexão mais clara entre esses argumentos — ou seja, como eles se relacionam dentro do tema proposto pela redação? Além disso, seria interessante trazer outras fontes além das mencionadas para enriquecer ainda mais seu repertório sociocultural produtivo.

Outro ponto importante é em relação à coesão textual: embora tenha utilizado conectivos (como "inicialmente" e "ademais"), houve problemas na articulação das ideias ao longo do texto. Algumas frases ficaram soltas ou sem conexão lógica com as anteriores ou posteriores.

Por fim, na conclusão foi possível perceber que você retomou os principais pontos discutidos no desenvolvimento do texto e apresentou uma proposta de intervenção. No entanto, a proposta ficou um pouco genérica e não apresentou detalhes sobre como seria executada na prática.

Sendo assim, para melhorar sua escrita e atender aos critérios do Enem, sugiro que você:

- Elabore uma tese clara e objetiva logo na introdução;

- Conecte melhor os argumentos ao longo do texto, estabelecendo relações mais claras entre eles;

- Utilize um repertório diversificado de fontes para enriquecer seu repertório sociocultural produtivo;

- Articule bem as partes do texto com o uso adequado de conectivos;

- Apresente uma proposta de intervenção mais detalhada e específica.

Espero ter ajudado! Lembre-se sempre de praticar a escrita e buscar referências variadas para ampliar seus conhecimentos.

Sua redação possui 12 desvios!
1
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Por Petalarafa
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#115719
OlrenBeat escreveu:NOTA FINAL 800!
Olá! Vamos à correção da sua redação?

Em primeiro lugar, é importante destacar que você apresentou uma boa estrutura dissertativa-argumentativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão. No entanto, há alguns pontos a serem melhorados para atender aos critérios do Enem.

Na introdução, você trouxe um panorama histórico sobre as mudanças ocorridas no Brasil desde a chegada dos portugueses até os dias de hoje. Entretanto, faltou uma tese clara e objetiva que indicasse qual seria o foco da sua argumentação. É fundamental que o leitor saiba logo de início qual será o tema abordado na redação.

No desenvolvimento do texto, você apresentou dois argumentos relevantes: a violência contra mulheres e a relação entre lugares precários e aumento da violência. Ambos foram bem fundamentados com exemplos concretos retirados de documentário e novela televisiva. Contudo, faltou uma conexão mais clara entre esses argumentos — ou seja, como eles se relacionam dentro do tema proposto pela redação? Além disso, seria interessante trazer outras fontes além das mencionadas para enriquecer ainda mais seu repertório sociocultural produtivo.

Outro ponto importante é em relação à coesão textual: embora tenha utilizado conectivos (como "inicialmente" e "ademais"), houve problemas na articulação das ideias ao longo do texto. Algumas frases ficaram soltas ou sem conexão lógica com as anteriores ou posteriores.

Por fim, na conclusão foi possível perceber que você retomou os principais pontos discutidos no desenvolvimento do texto e apresentou uma proposta de intervenção. No entanto, a proposta ficou um pouco genérica e não apresentou detalhes sobre como seria executada na prática.

Sendo assim, para melhorar sua escrita e atender aos critérios do Enem, sugiro que você:

- Elabore uma tese clara e objetiva logo na introdução;

- Conecte melhor os argumentos ao longo do texto, estabelecendo relações mais claras entre eles;

- Utilize um repertório diversificado de fontes para enriquecer seu repertório sociocultural produtivo;

- Articule bem as partes do texto com o uso adequado de conectivos;

- Apresente uma proposta de intervenção mais detalhada e específica.

Espero ter ajudado! Lembre-se sempre de praticar a escrita e buscar referências variadas para ampliar seus conhecimentos.

Sua redação possui 12 desvios!
Obrigada, de verdade! Vou prestar mais atenção. Minha redação ainda não é modelo Enem, mas é bem parecido, agradeço demaisss
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